Cidadã detida com mais de 570 gramas de cocaína no Aeroporto

Cidadã detida com mais de 570 gramas de cocaína no Aeroporto

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) garante que está a fazer diligência para capturar outros possíveis implicados neste crime, em que estão envolvidos a cidadã ora detida e uma outra residente no Estado de São Paulo, no Brasil

Uma cidadã de 46 anos de idade foi detida, Quinta-feira, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, transportando 35 cápsulas contendo cocaína na região do tórax, num peso total de 571 gramas.

O SIC, através do seu Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em coordenação com outras forças de segurança, detiveram-na no momento em que desembarcava de um voo proveniente da cidade de Guarulhos, São Paulo, Brasil.

No entanto, ao passar pelo processo normal de revista, os investigadores aperceberam-se que algo de anormal se estaria a passar com a cidadã em causa. Face a isso, foi submetida a uma revista física que foi possível determinar que trazia os estupefacientes na região do tórax.

De acordo com director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-geral, Manuel Halaiwa, a jovem confessou que havia engolido 35 cápsulas de cocaína liquida antes de embarcar no referido voo.

Ela transportava a cocaína em cinco pacotinhos com cápsulas, revestidos de fita-cola de cor preta, e uma outra embalagem de formato oval, também dissimulada.

Durante o seu interrogatório preliminar, a senhora disse que recebeu o produto das mãos de uma cidadã brasileira, residente em São Paulo, para comercializar em Luanda, um mercado que bem conhece. A venda desta mercadoria renderia uma elevada quantia financeira, das quais ela teria como recompensa O Serviço de Investigação Criminal (SIC) garante que está a fazer diligência para capturar outros possíveis implicados neste crime, em que estão envolvidos a cidadã ora detida e uma outra residente no Estado de São Paulo, no Brasil um milhão e 500 mil Kwanzas e o restante converteria em dólares norte-americano para fazer chegar à fornecedora, no Brasil.

Neste momento, ela encontra-se detida numa das celas do SIC e, na Segunda-feira, será apresentada ao Ministério Público para responsabilização criminal.

Em Novembro último, os especialistas do referido departamento detiveram outros dois cidadãos provenientes da mesma cidade brasileira, transportando 6,682 kg de cocaína.

Ao serem apresentados à imprensa, o SIC esclareceu que os dois cidadãos, com idades compreendidas entre os 32 e 37 anos, estavam a ser usados como mulas no transporte da referida substância.

A droga estava a ser transportada de forma dissimulada e, caso fossem bem-sucedidos desde o seu desembarque até á saída, ambos teriam entregado aos receptores, que procederiam a entrega aos supostos mandantes.

Em contrapartida, a dupla seria recompensada com três mil e 500 dólares respectivamente. No entanto, acabaram por cair nas malhas de uma micro-operação realizada no referido aeroporto.