Irregularidades na execução do PIIM em Viana serão encaminhadas ao Governo

Irregularidades na execução do PIIM em Viana serão encaminhadas ao Governo

A visita, enquadrada no âmbito do acompanhamento e fiscalização das obras do Plano Integrado e Intervenção nos Municípios(PIIM), permitiu a Nelson Funete constatar o estado de escolas e centros de saúde em construção na Vila de Viana, nos distritos de Kikuxi e Vila Flor.

Um dos objectivos principais, segundo o político, foi constatar o avanço das “obras, orçamento, qualidade dos materiais”, sendo que o prazo de execução das mesmas está previso para o ano em curso, pelo que é urgente que as mesmas sejam concluídas.

Durante a visita, o responsável manteve interacção com os responsáveis das obras e recebeu informações detalhadas sobre os avanços e atrasos para a conclusão das empreitadas.

Falando à imprensa no final da visita, Nelson Funete informou que os constrangimentos verificados na conclusão de algumas obras serão resolvidos junto do Governo da Província de Luanda.

“Em sede própria, vamos remeter as contribuições ao executivo da província de Luanda”, disse, salientando ter tomado boa nota das principais preocupações manifestadas pelos empreiteiros em relação aos constrangimentos para a conclusão das obras. Nelson Funete disse ainda que o PIIM está a contribuir de forma significativa para empregabilidade da juventude na província de Luanda, sendo ela a principal mão-de-obra, maioritariamente recrutada nos distritos urbanos.

Entretanto, o responsável não avançou o número de jovens que conseguiram empregos no âmbito do PIIM em curso em todo o país, desde finais de 2019, altura em que foi lançado pelo Presidente da República, João Lourenço.

“As obras começaram recentemente e o número de jovens empregados satisfaz-nos”, disse o número “dois” do MPLA em Luanda, avançando que a visita às obras do PIIM se insere numa iniciativa do líder do seu partido, João Lourenço.

Três mil alunos em 2022

O administrador municipal de Viana, Fernando Eduardo Manuel, anunciou que a conclusão das escolas do PIIM na sua circunscrição vai absorver três mil alunos no sistema de ensino no ano lectivo de 2022. Segundo a fonte, algumas escolas poderão aumentar o número de salas com os recursos da administração para melhor aproveitamento dos espaços disponíveis.

Informou que, no universo dos 22 projectos inscritos pelo município de Viana, dos seis visitados, o valor das obras das escolas corresponde ao orçamento, cujas empreitadas foram adjudicadas aos que passaram pelo crivo do concurso público.

Revelou que a escola de 12 salas, no bairro Capalanga, tem o maior orçamento( 338 milhões, 619 mil e 775, 43 kwanzas), justificando que a mesma apresenta um elevado grau de complexidade superior às outras.