ORMED oferece cadeiras de rodas e canadianas em feira de saúde no Zango

ORMED oferece cadeiras de rodas e canadianas em feira de saúde no Zango

A Ordem dos Médicos de Angola (ORMED) realiza, a partir das 8 horas de hoje, uma feira de saúde multidisciplinar no distrito do Zango, em Luanda, onde alguns pacientes de ortopedia poderão receber cadeiras de rodas ou canadianas gratuitamente, garantiu, a OPAÍS, o director de gabinete de comunicação da instituição, Aldemiro Cussivila

As cadeiras de rodas ou canadianas serão entregues na hora, após os pacientes com dificuldades de locomoção serem assistidos pelos especialistas que passarão a manhã de hoje no complexo desportivo comunitário do Zango 4.

Em declarações a OPAÍS, Aldemiro Cussivila explicou que actividade se enquadra nas comemorações do Dia do Médico angolano, a assinalar-se na Terça-feira, 26.

A ORMED não tinha o número exacto de pacientes que poderão beneficiar de cadeiras de rodas e canadianas. Entretanto, estava a envidar esforços junto de diferentes unidades hospitalares, centros e administrações municipais para identificar e quantificar as pessoas que realmente necessitam.

Para além de consultas de ortopedia, as pessoas que acorrerem ao local poderão ser assistidas por profissionais de outras especialidades, tais como pediatria, oftalmologia, dermatologia, genecologia obstetrícia e não só. Serão ainda realizadas rastreio de hipertensão, diabetes e testagem rápida de malária.

Aldemiro Cussivila garantiu que estarão destacados no local mais de 100 médicos de diferentes especialidades e uma farmácia, onde os doentes, depois de consultados, poderão levantar remédios sem qualquer encargo financeiro.

“Os serviços de saúde não têm estimativa. Actividade será realizada no distrito do Zango, porque foi identificada como a localidade que, actualmente, carece de apoio urgente de consultas de massa”, justificou. Segundo o porta-voz da actividade, por não terem noção de quantas pessoas poderão ocorrer à feira, a organização tem apenas marcada hora de abertura, às 8h, e prevê encerrar quando o último paciente for atendido.

Disse, ainda, que à margem da feira serão distribuídas papas nutritivas para todas as crianças que apresentarem problemas de nutrição. De acordo com a programação do Dia do Médico Angolano, a que OPAÍS teve acesso, na Terça-feira, a governadora da provincial de Luanda, Joana Lina, vai homenagear os profissionais do sector no Hospital Geral de Luanda. O acto central decorrerá na Escola de Formação de Técnicos de Saúde, onde serão homenageados dois médicos. Neste mesmo dia, em que se comemora o 30.º aniversário da Ordem dos Médicos de Angola, serão realizadas várias actividades do género em todo país.