Programa de empreendedorismo da Endiama enaltecido pelo Governo

Programa de empreendedorismo da Endiama enaltecido pelo Governo

A vice-governadora para o sector político, económico e social da Lunda-Norte, Deolinda Satula, considerou que o programa de apoio ao empreendedorismo, da Endiama e parceiros, vai contribuir na inclusão económica das mulheres rurais e promover o auto-emprego no seio da juventude

A iniciativa vai, igualmente, apoiar os jovens da região Leste no campo académico, beneficiando de bolsas externas e internas que serão implementadas pela Fundação Brilhante, Catoca, governos provinciais e o Banco Sol.

A também coordenadora do grupo técnico de recepção de candidaturas dos interessados ao projecto disse, durante uma reunião extraordinária do governo local, que o mesmo vai evitar o êxodo rural.

Deolinda Satula apelou os jovens, sobretudo com formação em empreendedorismo, no sentido de se candidatarem para desenvolverem seus negócios e garantir o auto-rendimento.

Assegurou que o processo de selecção dos jovens e mulheres será rigoroso, para que os resultados dos negócios e formação sejam positivos no futuro.

O programa de apoio à mulher rural tem disponível um valor anual de Akz 57 milhões, 600 mil Kwanzas, valor que será distribuído equitativamente aos beneficiários, enquanto o empreendedorismo terá como público-alvo pessoas com idades entre 18 a 45 anos de idade, dispondo um total de 270 mil dólares norte-americanos (USD), prevendo a distribuição de um financiamento no valor de USD quatro mil e 500 por pessoa, com uma taxa de juros de 3% para reembolsar em um ano.

Para cada estudante, num universo de 260, caberá 64 mil e 800 Kwanzas para o grau de licenciatura (bolsa interna), USD 384 mil (bolsa externa) e USD 576 mil para pois graduação (bolsa externa), a serem desembolsados anualmente. Já o programa “Aluno Catoca” vai beneficiar 1.500 alunos de várias escolas, conta com um montante estimado em 180 milhões de Kwanzas, que serão aplicados