Zunga Pão do Asfalto levada Sábado à portaria da Rádio Nacional de Angola

Zunga Pão do Asfalto levada Sábado à portaria da Rádio Nacional de Angola

A II Edição do livro “Zunga Pão do Asfalto”, lançada há uma semana, na União dos Escritores Angolanos, foi ontem comercializada na Portaria da Rádio Nacional de Angola, ao preço de cinco mil Kwanzas.

O volume, cuja primeira edição ocorreu há cerca de 15 anos, é uma colectânea de vários textos e nesta sua segunda edição, teve agora uma tiragem de mil exemplares, em formato de revista.

O livro tem as impressões digitais de profissionais das Edições Novembro, do Jornal de Angola, entre repórteres, fotógrafos e editores de imagem. É uma singela homenagem a mulher zungueira (vendedeira ambulante), que diariamente, e muito cedo, poem-se às ruas da cidade capital para garantir a sobrevivência das suas famílias.

Os textos foram escritos pelos jornalistas Luís Fernando, Caetano Júnior, Luísa Rogério, Altino Matos, Josina de Carvalho, Francisco Pedro, Graciete Mayer, Mateus Cavumbo, Antonio Kassoma, Fatima Gourgel e Vladimir Prata. Recorde-se que aquando do lançamento desta obra na União dos Escritores Angolanos, a organização do projecto decidiu com o apoio financeiro generoso dos amigos, que os acompanharam nesta saga, oferecer a cada uma das mulheres que fazem parte do livro a quantia de 1 milhão de Kwanzas.

Entretanto, estavam assim reservados 8 milhões de Kwanzas ao todo para que as 8 mulheres que um dia aceitaram abrir o seu coração e falar dos seus sonhos e andares por Luanda possam fazer avançar as suas vidas.