Huambo apoia candidatura da militante Joana Tomás

Huambo apoia candidatura da militante Joana Tomás

As militantes da OMA, no Huambo, manifestaram total apoio à candidatura de Joana Tomás ao cargo de secretária-geral desta organização feminina do MPLA

O apoio à Joana Tomás aconteceu Sábado, 23, altura em que foi apresentada pela secretária cessante, Luzia Inglês, que se encontra em fim de mandato, durante a XI assembleia provincial de balanço e renovação de mandatos.

Na sala, em que decorreu a cerimónia, pintada com as cores tradicionais do MPLA, a emoção tomou conta das delegadas ao VII congresso ordinário da OMA, por se tratar de um acto que marca a transição inter-geracional pacífica, facto que veio mudar a ideia de algumas vozes que apontavam uma substituição polémica.

No discurso de apresentação da sua sucessora, Luzia Inglês destacou as qualidades de Joana Tomás, como uma “mulher humilde, competente e com um sentido de responsabilidade acima da média”, realçando deixar a liderança em mãos seguras.

Após à apresentação, chamada a intervir ao acto, Joana Tomás falou das suas linhas de força, que passam pela contínua promoção do género, combate à pobreza, da luta contra o analfabetismo, violência doméstica, e ainda do empoderamento da mulher, da base ao topo.

Durante a cerimónia, foi eleita a nova secretária provincial da OMA no Huambo, Dolina Miguel Tchinhama, com 554 votos a favor, perfazendo 92 por cento. Joana Tomás tem 52 anos, e a sua antecessora, que durante dez anos dirigiu a organização, tem 67 anos.