Editorial // DP World e os receios infundados

Editorial // DP World e os receios infundados

A passagem para uma verdadeira economia de mercado é um dos pressupostos que poderá melhorar o ambiente económico no país, assim como facilitar a entrada de verdadeiros players internacionais. A exploração do Terminal Multiuso pela DP World, por um período de 20 anos, começou a criar certos alaridos até de quem se diz progressista.

Os países que se querem fortes têm que estar preparados para a entrada de parceiros fortes. O proteccionismo exacerbado que se verificou em determinados momentos não foi capaz de proporcionar fortes investimentos estrangeiros, postos de trabalho e o desenvolvimento económico. Criou monopólios em que um número reduzido de cidadãos nacionais que mais não fizeram senão se apropriar das principais riquezas do país.

Angola, os angolanos e os empresários em particular devem estar preparados sobretudo nesta fase em que se abriram as portas aos estados africanos para que outros investidores aportem. No caso da DP World, uma multinacional que actua noutros países do mundo, a sua entrada só foi possível após um concurso público internacional. E quem gere 10 por cento da carga contentorizada mundial dispensa apresentações e esbate qualquer receio infundado.