Poemário “Hemisfério” chega aos leitores na UEA

Poemário “Hemisfério” chega aos leitores na UEA

O escritor e sociólogo Mbangula Katúmua lança o seu quarto livro de poemas, intitulado “Hemisfério”, amanhã, 27 de Janeiro, às 16 horas e 30 minutos, na sede da União dos Escritores Angolanos, em Luanda. A mais nova obra do autor, que nasceu e cresceu na província de Benguela, mas que, por razões de trabalho, teve que se mudar para Luanda surge como resultado da nostalgia de sua terra natal.

De acordo com o escritor, “o Hemisfério nos remente à ideia de deslocação ou separação”. Editado pela União dos Escritores de Angola e com 60 páginas, a obra reúne poemas que gravitam também sobre os grandes desafios actuais da humanidade, sobretudo nesta fase pandémica, “não porque o livro traz algum tipo de solução às dúvidas e aos medos, mas porque a obra apresenta as dúvidas e os medos de uma forma universal e isso irá contribuir para que as pessoas se aceitem mais neste contexto de difi culdade social, ou seja, nesta nova geografi a dos problemas que a pandemia nos coloca a todos”, concluiu.

Convém recordar que Mbangula Katúmua, também docente, foi o vencedor do Prémio de Cultura e Artes de Benguela, em 2015, na categoria de literatura.

Trajectória do autor

Mbangula Katúmua nasceu em Benguela, em 1985. Tem três obras literárias voltadas à poesia, nomeadamente: Sexorcismo – poesia para a purifi cação (2008); Sexonância – o momento pós-catorse (2011); e Humanos (2014). Além destas, também contam com obras académicas, no ramo das ciências sociais e humanas, que são: Curso de Sociologia (2014); Comportamento Eleitoral (2014); e Sociedade, Cultura e Política (2018).