Centro de larvicultura bate recorde na produção de alevinos

Centro de larvicultura bate recorde na produção de alevinos

O Centro de Larvicultura de Massangano, no município de Cambambe (Cuanza-Norte) produziu, no segundo semestre de 2020, um milhão e 235 mil alevinos da espécie tilápia, o maior recorde desde a criação da instituição, em 2015

Em declarações, nesta Terça-feira, à Angop, o director do centro, António Escórcio, informou que o aumento da produção deve-se à reestruturação na gestão do centro, em curso desde Maio do ano passado.

O centro tem capacidade instalada para produzir 2 milhões de alevinos/ano, cifra nunca alcançada, devido a problemas logísticos.

O processo de reestruturação do centro, prosseguiu, permitiu a terceirização na gestão do empreendimento, agora a cargo da empresa Gesterra.

Disse que a Gesterra tem como uma das principais estratégias a comercialização de peixe com peso de oito a 15 gramas, contrariamente ao passado em que se requeria tamanho superior.

Esta dinâmica, indicou, tem permitido o descongestionamento dos tanques de desenvolvimento e a introdução de novas quantidades nos lugares de reversão, criação e venda.

Recordou que o centro teve sempre uma produção igual ou inferior a 700 mil alevinos, mas, com os novos métodos, a direcção perspectiva explorar ao máximo a sua capacidade instalada.

Actualmente, o centro dispõe de 742 mil alevinos, que serão entregues, neste trimestre, a piscicultores de diversas províncias.

O Centro de Larvicultura de Massangano, além da província do Cuanza-Norte, fornece alevinos no Cuanza-Sul, Malanje, Luanda, Bengo, Uíge, Huambo, Bié, Benguela e Zaire.