Mais de 7 mil passageiros provenientes do exterior do país submetidos ao teste e 18 já testaram positivo à Covid-19

Mais de 7 mil passageiros provenientes do exterior do país submetidos ao teste e 18 já testaram positivo à Covid-19

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, fez saber que desde o dia 16 do corrente mês até ontém, foram testados no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, vindos do exterior 7.444 passageiros, dos quais 18 testaram positivo à Covid- 19, esclarecendo que os mesmos estão isolados de forma institucional, cumprindo o protocolo estabelecido. No entanto, contou que os referidos casos positivos são provenientes da África do Sul com um caso, Alemanhã dois, Brasil dois, Dubai quatro, França dois e Portugal sete casos.

Quanto às nacionalidades, fez saber que nove são cidadãos angolanos, três brasileiros, dois nigerianos, um francês, um sul africano, um britânico e um israelita, respectivamente, sublinhando que o sexo masculino predomina com 69%, quando comparado ao sexo feminino. No entanto, apelou aos passageiros em quarentena domiciliar a respeitarem o tempo definido e evitarem violar a quarentena.

“As forças da ordem pública de segurança estão a proceder ao rastreio dos passageiros em quarentena e já tivemos alguns casos de violadores e os mesmos foram encaminhados à força ao Centro de Tratamento do Calumbo 2. Não vamos evitar esse tipo de procedimento e apelamos à responsabilidade”, advertiu.

Franco Mufinda fez saber que, ontem, foram testadas 918 pessoas nos pontos de entrada e saída de Luanda, das quais 708 do sexo masculino e 210 do feminino, sublinhando que os mesmos foram submetidos ao teste à base do antigéneo, onde foi encontrado um caso confirmado no centro de testagem de Cabo Ledo. “Trata-se de um angolano de 49 anos de idade e o mesmo encontra-se isolado a cumprir os protocolos conforme as recomendações da saúde pública”, assegurou.