Livro “Sexta Festa” de João Rosa Santos já nas bancas

Livro “Sexta Festa” de João Rosa Santos já nas bancas

O livro de crónicas “Sexta Festa”, de autoria do jornalista e escritor João Rosa Santos, já se encontra disponível, desde ontem, 29, depois do acto de lançamento ocorrido na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, do qual é membro. Coube ao coordenador desta publicação, Dani Costa, a apresentação do livro que, por sinal, resultam das publicações semanais durante vários meses do autor neste mesmo matutino, que se intitula “Sexta Festa”. Dani Costa considerou que, apesar da pandemia e de outros imprevistos próprios das correrias que se vivem hoje, o autor não parou de compilar os seus escritos.

“Só por isso, tal como o faz na primeira crónica deste livro, pequenino apenas no tamanho, mas grande quanto ao conteúdo e o significado do que nos está a ser dado a ler, também podemos dizer que esteve na linha da frente”, apontou. O também jornalista referiu que publicar nesta fase de pandemia em que se impõem determinadas restrições, sobretudo financeiras por força da economia devastada, é também uma grande obra. “Poucos o fazem, mas a necessidade de manter viva a esperança, a literatura, exigem de todos também sacrifícios.

E há que reconhecer. Se calhar, se pedíssemos ao autor, para descrever esta ousadia boa, talvez folheasse o próprio livro e nos apresentasse este extracto de em ‘A quarentena ainda pode ser longa’, que cito: de agora em diante é só cumprir e fazer cumprir, o corona vai nos ‘desconseguir’, não será capaz de nos tanchar, somos milhões, trincheira firme, aqui nada nem ninguém, visível ou invisível, nos espeta KO’. De salientar que o livro, numa primeira fase, estará disponível em Luanda, Huambo e Benguela nas livrarias Castelo e, em Malanje, na livraria Sol Celeste. A posteriori noutras partes do país.

O autor

João Rosa Santos nasceu na província de Malanje, a 28 de Maio de 1961. É licenciado em Ciências Sociais, pela Escola Superior de Havana (Cuba), tem do mesmo modo formação em Neuropolítica e é Master em Assessoria de Imagem e Consultoria Política, pela Universidade Camilo Cela, Madrid (Espanha). Quadro sénior da Sonangol, onde desempenhou a função de director do Gabinete de Comunicação e Imagem. Nas lides literárias é membro da União dos Escritores Angolanos e da Liga da Velha Guarda de Malanje (LIVEGUM), com obras publicadas, designadamente “Quando o coração chora”, “Contornos da Vida”, “Que mal fizemos nós”, “Croningolando”, “Preta Fula”, “Ndolo”, “Balabina”, “Kubanza” e “Etu mu Dyetu”.