País aumenta cobertura das importações para mais de um ano

País aumenta cobertura das importações para mais de um ano

As reservas Internacional Líquidas (RIL) registaram um ligeiro aumento, até Quinta-feira, estando cifradas em uSD 8 mil milhões, 496 milhões e 85 mil, passando a cobertura de 9,3 para 12,14 meses de importação de bens e serviços

No princípio deste mês de Janeiro, as RIL fixaram-se em 8 mil milhões, 662 milhões e 95 mil dólares para um período de 11,89 de importação. O governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, que falava à imprensa no quadro da reunião do Comité da Política Monetária (CPM), reunido nos dias 28 a 29, referiu que os membros apreciaram a evolução do programa de ajustamento para o regime de câmbio flexível, tendo destacado os resultados do saldo superavitário da Corrente da Balança de Pagamentos.

Tal resultado é reflexo do papel desempenhado pela taxa de câmbio na absorção do choque externo resultante da queda das receitas de exportação em cerca de 41%. Por outro lado, fez saber que as receitas de exportação caíram cerca de 41% e reduziu-se o
volume de importações de bens alimentares, com uma queda média na ordem de 40% em importação de alimentos que foram substituídos pela produção nacional.

O Comité destacou a redução do diferencial entre as taxas de câmbio praticadas nos mercados cambiais formal e informal de 22,97% em 2019 para 14,4% em 2020, bem como a eliminação da sobrevalorização artificial do Kwanza em relação às moedas dos principais parceiros comerciais de Angola, tendo o hiato da taxa de câmbio real efectiva se situado em torno do equilíbrio. “Em relação ao Kwanza, as notícias são boas. Tivemos desde 2018 um esforço de ajustamento, porque a moeda estava sobrevalorizada em torno de 70%, que tirava sentido à produção nacional, porque era mais barato importar”, disse. Por outro lado, o governador fez saber que o BNA acompanha a situação do Banco Kwanza, que corre os seus trâmites. “Foi feita a comunicação à PGR que tem um grupo a acompanhar o processo de devolução de depósitos que está a decorrer”, referiu.