Aberto concurso para gestão do complexo turístico de Oihole

Aberto concurso para gestão do complexo turístico de Oihole

O governo da província do Cunene, procedeu Sexta-feira, à abertura do concurso público para a exploração do Complexo Turístico do Oihole, localizado no município de namacunde, 45 quilómetros da cidade de Ondjiva

Construído em memória do Rei Mandumeya- Ndemufayo, compreende duas componentes, das quais o memorial e a parte turística que está composta por uma galeria, administração, 20 edifícios em forma de castelo, um ginásio, sala de conveniência e 16 aposentos.

Uma nota do governo provincial do Cunene, a que a Angop teve acesso, indica que o concurso tem como objectivo seleccionar uma empresa com capacidade de gerir o complexo, visando a sua rentabilização.

Refere que a exploração do complexo turístico é uma oportunidade para a diversifi cação da economia e atração de investimentos.

O memorial ao Rei Mandume constitui um dos lugares de referência para o fomento do turismo e da cultura na região.

A fase de apresentação das candidaturas vai até dia 26 de Fevereiro próximo. Por seu turno, o director do gabinete da Juventude e Desporto, Hotelaria e Turismo do Cunene, Marcelino dos Santos, explicou que a exploração do complexo vai dinamizar o funcionamento dos serviços e atrair o maior número de turistas.

O responsável considerou o complexo do Oihole um lugar acolhedor e fundamental para o fomento do turismo e da cultura da região, pois lá repousam os restos mortais do Rei Mandume, uma das fi guras incontornáveis da luta de resistência à ocupação colonial.

A par do complexo turístico de Oihole, a província conta com as Quedas do Ruacana, Monte Negro e Parque da Mupa, que também carecem de exploração.

O complexo turístico do Oihole foi inaugurado a 06 de Fevereiro de 2000. Após quatro anos de paralisação para obras de reabilitação e ampliação, foi reinaugurado em 2013.

A província do Cunene tem uma capacidade de alojamento de 589 quartos disponíveis, perfazendo 707 camas, distribuídos em dois hotéis de duas estrelas, 36 pensões, nove hospedarias, bem como 165 bares e similares.