‘Rentrée’ da TOTAL em Angola considerada um sucesso

‘Rentrée’ da TOTAL em Angola considerada um sucesso

A entrada da TOTAL, como novo player no sector de distribuição de derivados do petróleo, iniciada em 2019, em parceria com a SONANGOL, é um sucesso

A revelação é do director geral David Ducognom que menciona o facto do novo operador ter conseguido instalar-se em 10 das 18 províncias do território nacional e aberto mais de 30 Postos de Abastecimento (PA) como um resultado satisfatório.

Neste momento a TOTAL não está presente apenas na região Leste (as duas Lundas e Moxico), Cuando Cubango e Cunene. Os seus postos estão maioritariamente instalados na província de Luanda (38%) seguindo-se-lhe as de Benguela (18%) e Huambo com 13 pontos percentuais do total de infra-estruturas operacionalizadas.

“É o primeiro ano da TOTAL Marketing & Serviço Angola e neste início a dificuldade foi de criar as equipas para trabalhar connosco no rebranding e desenvolvimento das nossas actividades no país e como sabem a crise da Covid-19 não foi a melhor circunstancia neste início”, acentuou David Ducognom.

Segundo o número um da TOTAL Angola que, entretanto, ganhou novo acrónimo no mercado nacional (TOMSA – Total Marketing & Services Angola) foram criados mais de 100 postos de trabalho repartidos entre 97% ocupados por nacionais e restantes 3% ocupados por expatriados, número que tenderá a crescer com o prosseguimento da expansão.

Para o director geral, o principal objectivo foi o de sinalizar a presença no mercado angolano e isso foi feito com bastante sucesso. “O que é importante quando se chega em um novo mercado é ter uma visibilidade e acho que isso foi um sucesso para 2019 porque apesar da crise da Covid-19 (em 2020) conseguimos ter uma presença visível ao instalar mais de 30 postos com as cores da TOTAL a nível do país”, mencionou optimista o número um da empresa em solo angolano.

A TOMSA garante que adoptou o conceito de implementar a colocação de colaboradores, preferencialmente residentes nas áreas de intervenção da empresa, com prioridade para jovens e mulheres, bem como o contributo ao desenvolvimento de talentos e criação de oportunidade de emprego com a implementação do programa “Young Graduate” mormente estágios profissionais a recém-graduados, jovens de até 26 anos, de várias especializações.

A companhia investe também em um conceito inovador de autossuficiência energética com recurso às energias renováveis (energia solar) que começou a ser ensaiado com o aproveitamento da cobertura dos tectos dos PA como espaços para alojar painéis solares.

“No primeiro Posto de Abastecimento (PA) de raiz que criamos na Estrada de Catete (Palanca) temos 148 painéis solares no tecto para fornecer energia de consumo do posto e a nossa ambição é ter mais de 20 (postos iguais) nos próximos anos porque achamos que energia solar é o futuro”, assegurou.

O investimento conjunto entre a TOTAL e SONANGOL prevê a distribuição de soluções para energia solar e a realização de actividade no segmento de soluções de energia hídrica.

A multinacional francesa é uma operadora petrolífera que chegou a Angola em 1953, mas interrompeu a sua presença depois da Independência, até subscrever uma ‘joint-venture’ com a congénere SONANGOL para desenvolver actividades de retalho e de distribuição no país.

“A ‘joint-venture’ TOTAL-SONANGOL esta neste início de parceria concentrada na actividade de distribuição e venda de combustíveis, lançando uma rede de bombas de combustível com a marca Total.

A petrolífera francesa “também pretende desenvolver através desta parceria, tanto actividades de logística como de fornecimento de derivados de petróleo, incluindo a importação e armazenamento primário de produtos refinados”.

No essencial a petrolífera angolana (SONANGOL) dá como valência a esta parceria 45 bombas de combustível já existentes em áreas urbanas e nas estradas nacionais em pelo menos dez províncias do litoral e centro do país.