Forças Armadas alemãs vão enviar médicos e equipamento para Portugal

Forças Armadas alemãs vão enviar médicos e equipamento para Portugal

O Ministério da Defesa alemão confirmou, ontem, Domingo que a Alemanha vai enviar médicos e equipamento para Portugal, numa altura de saturação das unidades de cuidados intensivos devido ao número elevado de infecções pela SARS-CoV-2, anuncia o Jornal de Notícias. “Vamos apoiar Portugal com equipa médica e equipamentos”, confirmou uma porta-voz da Defesa alemã à agência Reuters.

Os pormenores desta operação deverão ser conhecidos no início da próxima semana. Ainda esta semana, militares alemães estiveram nos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo a avaliar as necessidades de materiais e de recursos humanos.

A embaixada da Alemanha em Portugal confirmou depois à agência Lusa de que estava em curso um diálogo entre o governo português e o alemão.

A revista “Der Spiegel”, citada pela “Reuters”, avança que 27 profissionais (médicos e paramédicos) alemães deverão estar durante três semanas em Portugal, porém o Ministério de Defesa do país não quis comentar os números.

Também ontem Domingo, o chanceler austríaco Sebastian Kurz confirmou que a Áustria vai receber doentes portugueses com covid-19 internados em cuidados intensivos.”A pandemia da Covid-19 representa enormes desafios para todos os países europeus. É uma exigência de solidariedade europeia ajudar rapidamente e sem burocracia para salvar vidas”, escreveu no Twitter.