Lançado Simulador Tributário para o Imposto Predial

Lançado Simulador Tributário para o Imposto Predial

A Administração Geral Tributária (AGT) lançou o seu segundo Simulador Tributário (ST), destinado aos contribuintes do Imposto Predial (IP), depois de ter feito o mesmo o Imposto sobre Rendimento de Trabalho (IRT)

OST é uma ferramenta que simula o cálculo do Imposto Predial a pagar de forma fácil e rápida a partir de qualquer lugar em que o cidadão estiver sem necessidade de se deslocar para uma agência, segundo explicou o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII) da AGT, Josemar Dias.

A partir do site: www.agt.minfin.gov.ao, os contribuintes podem calcular e ter acesso à informação sobre o total de valores que têm a pagar.

Josemar Dias disse que antes de se disponibilizar esta ferramenta, os clientes e a própria instituição encontravam várias dificuldades, tendo realçado o facto de muitos cidadãos deslocarem-se para as agências apenas para se informarem sobre o valor a pagar de determinados impostos.

“Com o portal, a partir de casa posso fazer a simulação, saberei qual é a minha dívida, posso ligar para central de apoio para fazer a liquidação. No meu conforto posso fazer tudo isso sem me deslocar à repartição”, disse.

O responsável frisou que estão a receber uma resposta satisfatória por parte dos contribuintes e, por esta razão, vai continuar a apostar nas novas tecnologias para facilitar a vida do contribuinte. “E é preciso realçar que nesta fase de pandemia quanto menos os contribuintes se deslocarem às agências melhor”, frisou.

A AGT vai fazer o lançamento de forma faseada, disponibilizando simuladores dos impostos da componente fiscal, sendo que a próxima será sobre o Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM).