BNA promove inquéritos para recolha de melhor informação

BNA promove inquéritos para recolha de melhor informação

O Banco nacional de Angola (BNA) desenvolve, até ao próximo dia 15 do corrente mês, um inquérito destinado exclusivamente às Pequenas e Médias Empresas (PME), com o objectivo de obter informações sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na actividade produtiva e comercial das mesmas

Em nota no seu sítio, o banco central informa que, “face ao actual contexto que a economia angolana atravessa, e em particular o sector empresarial (…), desenvolveu com vista auxiliar a tomada de medidas de política”.

Para o efeito, são convidadas todas as empresas desta classe de dimensão, agrupadas nos diferentes sectores de actividade económica, nomeadamente agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, indústrias extractivas, indústrias transformadoras, construção, comércio por grosso e a retalho, transportes e armazenagem, alojamento e restauração, actividades de informação e de comunicação, actividades imobiliárias, entre outros, para participarem no referido inquérito que poderá ser acedido através de uma hiperligação disponibilizada.

O inquérito em referência deve ser submetido ao BNA, até ao dia 15 de Fevereiro de 2021, reportando o mês de Janeiro de 2021. Refere ainda que, enquanto durar a pandemia, tal pesquisa deverá estar disponível permanentemente ao mesmo tempo que apela a solicitação de informações em caso de dúvida sobre o preenchimento do inquérito.

De igual forma o Banco Nacional de Angola desenvolveu, um indicador de expectativas de inflação com o objectivo de melhorar cada vez mais as suas ferramentas de análise do comportamento dos preços de bens e serviços na economia, ancorar as expectativas dos agentes económicos e incorporá-las nas suas previsões de inflação.

Para a compilação do referido indicador, foram desenhados dois inquéritos distintos, sendo um de natureza qualitativa e destinado ao público em geral, sem restrições e o outro de natureza quantitativa e destinado a um grupo selectivo de instituições. Ambos inquéritos devem ser submetidos ao BNA, até ao dia 10 de Fevereiro.