Agrolíder vai exportar mais 15 mil toneladas de banana

Agrolíder vai exportar mais 15 mil toneladas de banana

A Fazenda Novagrolíder, na província do Bengo, vai exportar, este ano, entre 15 a 20 mil toneladas de banana para Portugal, França, Itália, Polónia, Espanha e África do Sul, contra 11 mil exportadas em 2020

Localizada no município do Dande, a fazenda ocupa uma área de 700 hectares, dos quais 600 estão direccionados para a fruticultura e o restante para produção de hortícolas.

Sem adiantar as quantidades, a Novagrolíder prevê exportar também banana, ainda este ano, para a República da Namíbia.

Para concretizar este desiderato, neste momento está a fazer um estudo de mercado, para, brevemente, começar a exportar para este país não só banana, como outros produtos.

Em 2020, e sem enumerar quantidades, a empresa exportou mangas, mamão, pitaya, abacaxis, goiabas e maracujás.

Neste ano, produziu cerca de 60 mil toneladas de banana, mais de mil toneladas de manga, três mil toneladas de mamão, entre outros produtos.

Para o presente ano agrícola prevê- se um aumento da colheita de banana na ordem de 15 a 20%, já que, nesta altura, estão novas plantações em crescimento, informou o administrador da empresa, João Macedo, em declarações à Angop.

Referiu que a redução na atracagem de navios no país, a situação económica e a pandemia constituem os factores de atraso no processo de exportação de produtos para fora de Angola.

A Novagrolíder produz anualmente mais de 60 mil toneladas de frutas, onde a banana constitui a principal produção. Para além desta, cultiva manga, pitaya, melão, melancia, abacaxi, papaia, mamão, maracujá e goiaba.

A Fazenda NovagroLider é uma empresa de direito angolano que actua nos sectores Agropecuário e Agro-industrial. Conta actualmente com 1300 trabalhadores, entre angolanos e expatriados.