Festival Intercolegial chega à cidade de Malanje

Festival Intercolegial chega à cidade de Malanje

Visando estimular a formação artística e o nível cultural dos alunos, a presente edição do Festival Intercolegial arranca na cidade de Malanje, província com o mesmo nome, no centro de Feiras e Eventos Kulamuxito.

A terceira e última fase às inscrições para o Festival Intercolegial, na cidade de Malanje, terminaram no último Sábado, sendo que o concurso arranca na mesma cidade, estando os alunos habilitados às modalidades de “Quem Sabe Sabe”, “Dança”, “Música” e “Cultura geral”.

A iniciativa, que já teve o aval do governador provincial Noberto dos Santos “Kwata Kanawa”, vai decorrer num ambiente em que o mundo e o país em particular continuam “reféns” da pandemia da Covid-19, todas as medidas de biossegurança estão a ser salvaguardadas para uma edição exitosa do evento.

De acordo com o seu mentor Jacinto Fernando, a organização, tendo em conta os cuidados a serem tomados nesta fase conturbada, por causa da COVID-19, procedeu à apresentação do Plano Operacional do evento e um conjunto de particularidades a observar-se de modo a proporcionar cultura, divertimento, ensino e, sobretudo, segurança.

Avaliação

De acordo com as explicações dadas durante uma conferência de imprensa, os representantes de cada uma das categorias serão conhecidos através de eliminatórias e serão avaliados por um júri, que tem como pressupostos para o “Quem sabe sabe”, por exemplo, critérios a “clareza na resposta”, “rigor científico e profundidade”, “criatividade e originalidade nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Cultura Geral.

Já na categoria de Dança, o júri terá de avaliar a “qualidade de execução, harmonia do (s) candidato (s) quanto à técnica e guarda- roupa”, “musicalidade da coreografia e na execução dos movimentos”, “variedade coreográfica e capacidade de entretenimento da coreografia” e “expressão e personalidade dos candidatos e sua interpretação”, que também contará com votação pública.

Enquanto no concurso de Música, o júri vai avaliar a “harmonia”, “postura em palco”, “interpretação da música”, “vestimenta usada” pelo estudante para interpretar a voz, “timbre vocal”, entre outros detalhes ligados a esta disciplina artística.

Abertura

Com início previsto para às 10 horas, a organização vai contar na abertura com as actuações musicais de Anderson Mário, Kelson Most Wanted “TRX”, John Melaço e ainda as performances dos DJ’s Jesus Jr e Manucho King.