Reclamações apresentadas ao banco central reduziram no último trimestre de 2020

Reclamações apresentadas ao banco central reduziram no último trimestre de 2020

O Departamento de Conduta Financeira, no domínio da gestão das reclamações apresentadas directamente ao Banco Nacional de Angola, no IV Trimestre de 2020 Registou um total de 759 reclamações, mais 265 comparativamente ao período homólogo do ano de 2019. Os consumidores de produtos e serviços financeiros apresentaram um total de 494

Foi registado um total de 759 reclamações, mais 265 comparativamente ao período homólogo do ano de 2019.

Os consumidores de produtos e serviços financeiros apresentaram um total de 494. Durante o trimestre em referência, o mês de Novembro foi o período que registou mais reclamações, representando 37% do volume total.

O número de reclamações registadas no IV Trimestre de 2020 é baixo, considerando que, em média, apenas 5,4 clientes em cada 100 000 apresentaram reclamações contra as instituições financeiras de grande dimensão e uma média de 5,2 clientes em cada 50 000 reclamaram contra as instituições de média e pequena dimensão.

As matérias mais reclamadas são as concernentes a temas ligados às transferências e às contas de depósitos à ordem, de 47% do total das reclamações apresentadas ao BNA pelos utentes do sector bancário. Relativamente às reclamações apresentadas contra as instituições financeiras bancárias, no que tange às transferências, destacam-se como principais motivos dos diferendos com as instituições financeiras: Operação não efectuada/reconhecida, morosidade na realização da operação e não disponibilização de valores ao beneficiário efectivo.

No que diz respeito às reclamações sobre contas de depósito à ordem, os destaques recaem para a movimentação indevida, não disponibilização de numerário e comissões/ despesas. O Banco de Poupança e Credito (BPC) lidera o Ranking das Instituições Financeiras com maior leque de reclamações chegadas ao banco central (com 232 reclamações), seguindo-lhe o Banco Angolano de Investimento, BAI (97 reclamações), fechando o top 3 o Banco Fomento Angola (BFA) com 92 reclamações.