Infra-estruturas do sector de Energia e Águas em Cabinda sob crivo do ministro

Infra-estruturas do sector de Energia e Águas em Cabinda sob crivo do ministro

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, desloca-se hoje, 10 de Fevereiro, à província de Cabinda com objectivo de avaliar o nível de funcionamento das infra-estruturas do sector que dirige

A acompanhar o governante, seguem na mesma comitiva, o secretário de Estado das Águas, Lucrécio Alexandre da Costa, presidentes dos Conselhos de Administração da PRODEL, Rede Nacional de Transporte e a ENDE e outros altos responsáveis do pelouro.

Na província mais a Norte de Angola, Baptista Borges visita o troço da subestação do Sende-Yema, a Rede Adutora de 700 mm, a Zona do Lombe, a ETA Lucola, a Rede de Distribuição de Água Potável do Zôngolo, a Captação de Água do Sassa-Zau e a ETA do Sassa-Zau.

Lembrar que, com a conclusão das obras em execução na província, nomeadamente a ETA e a captação de Sassa-Zau, em termos técnicos, o sistema vai beneficiar uma população de aproximadamente 630.481 habitantes. No que diz respeito ao fornecimento do precioso líquido aos beneficiários, a obra prevê executar 9 364 ligações, 18 047 ligações tipo torneiras de quintal e 210 chafarizes.

Quanto à reabilitação e reforço do sistema de água de Lândana, o mesmo prevê 1 600 ligações tipo torneira de quintal, 200 ligações domiciliares e 9 chafarizes.

A Central Térmica do Malembo, que também será alvo da constatação do ministro, a mesma tem uma potência instalada de 95 MW, gerada por três turbinas, sendo duas de 35 MW é uma de 25 MW.

A comitiva ministerial visita ainda o Reservatório do Malembo, a Subestação do Dinge-município de Cacongo, o Sistema Gravítico do Cuidado no município de Buco-Zau, a Rede de Iluminação Pública da Vila de Buco- Zau e, por fim, a Rede de Iluminação Pública da Cidade de Cabinda.

A província de Cabinda conta com 100% de produção eléctrica por via do sistema interligado, nomeadamente entre as unidades geradoras da cidade de Cabinda e arredores, vila de Lândana e arredores, município de Cacongo e sede do município de Buco Zau.

As sedes e arredores do município de Belize e as comunas de Belize e do Dinge são alimentadas por centrais híbridas independentes com potência instalada de 145,2 MW.

Apesar de todos os constrangimentos decorrentes da crise socioeconómica que o país vive, cujos reflexos se evidenciam nas restrições orçamentais e limitações cambiais, o sector da Energia e Águas continua engajado no relançamento da vida económica do país e melhoria do bem-estar social da população pela via de garantia dos serviços.