MPLA contra incitamento à subversão constitucional

O Bureau Político do MPLA considerou, nesta Terça-feira, em Luanda,“absolutamente inaceitável” o incitamento à subversão da ordem constitucional e defende a indivisibilidade de Angola

Num comunicado divulgado, ontem, no final da sua 3.ª Reunião Ordinária, o MPLA “advoga que é absolutamente inaceitável o incitamento à subversão da ordem constitucional, à desobediência civil e à instabilidade político-social, reiterando que a República de Angola é indivisível, inviolável e inalienável”.

Adverte que serão energicamente combatidas todas as tentativas de divisão dos angolanos ou de violação da soberania nacional.

Para o MPLA, as conquistas alcançadas pelo Povo angolano, no que concerne às garantias, aos direitos e às liberdades fundamentais dos cidadãos, devem servir de instrumento e incentivo para a promoção da cultura da Paz e consolidação da Democracia e da Unidade Nacional.

O Secretariado do Bureau Político do MPLA reafirma a “determinação dos militantes, simpatizantes e amigos do partido de se manterem firmes, unidos e coesos em torno da liderança” do Presidente João Lourenço, convidando as forças vivas da sociedade no sentido de juntos trabalharem em prol de um “verdadeiro Estado Democrático de Direito, onde prevaleça o primado da Constituição e da Lei, que se respeitem as instituições do Estado, os símbolos nacionais e os mais nobres valores da Pátria”.

Sob orientação da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, o Secretariado do Bureau Político do Comité Central deste partido analisou, na sua 3.ª reunião, questões da vida interna, para além da situação política, social e económica do país.

Dentre as questões de ordem interna, apreciou os memorandos sobre a preparação da V Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA, a ter lugar na segunda quinzena de Março próximo, bem como o plano de realização da VI Reunião Metodológica Nacional sobre a organização do trabalho do Partido, tendo em conta a realização do seu VIII Congresso Ordinário e a sua preparação para enfrentar e vencer os desafios políticos e eleitorais.

Os membros do Secretariado do Bureau Político debruçaram-se acerca do Plano de Actividade para o 1.º Quadrimestre de 2021 e as informações das actividades realizadas no 3.º Quadrimestre de 2020, bem como o cronograma para a aprovação dos planos e de relatórios de actividades a serem utilizados em 2022.