“Leitorado Camões” forma quadros em Língua e Literatura Portuguesa

“Leitorado Camões” forma quadros em Língua e Literatura Portuguesa

O protocolo de cooperação assinado em Novembro de 2020, que teve como resultado o referido espaço, visa estabelecer condições para alargar a oferta dos estudos relativos à língua portuguesa e culturas de expressão portuguesa, mediante a colocação de um leitor de língua portuguesa na instituição

A Faculdade de Humanidades, da Universidade Agostinho Neto (FHUAN), conta desde ontem com o departamento “Leitorado Camões”, resultante do protocolo de cooperação existente entre os dois países, que terá como orientador o cidadão português Nuno Miguel Neves.

O espaço que passa a funcionar no fim do mês em curso tem como objectivo contribuir na formação de quadros angolanos, entre licenciados e mestres em Língua e Literatura Portuguesa.

As lições, numa primeira fase vão abranger 669 estudantes, sendo 563 de licenciatura e 106 de mestrado.

O decano da FHUAN, Alexandre Chicuna, esclareceu que, em Fevereiro as lições de mestrado serão direccionadas aos professores, enquanto a de licenciatura em Março. O decano da FHUAN avançou que, a inauguração do espaço representa o reforço das relações a nível académico, existente entre os dois países. “No passado, já tínhamos um Leitorado que trabalhou na nossa instituição, deu frutos, a formação de vários quadros. Eu sou um deles. Beneficiei de uma bolsa, do Instituto Camões, como muitos também beneficiaram desta cooperação”, apontou.

Encontro de interesses

O embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, realçou que o Instituto Camões tem vindo a garantir leitorados em Língua Portuguesa em Angola, assim como em vários países, através do protocolo de cooperação que são regularmente assinados e revistos, com diversas instituições de renome, do ensino superior.

“Neste caso, tivemos o grato prazer de fazer um encontro entre a oferta e a procura, ou seja, nós temos mentores e esta Faculdade de renome pediu-nos que tivéssemos um Leitorado e o pedido foi correspondido. Como disse o senhor decano, existem muitos alunos, seja em licenciatura, como em mestrado, que estão interessados na Língua e na Cultura Portuguesa. Sinal de que poderemos ter aqui um reforço, um encontro de interesses”, considerou.

O diplomata fez constar que o processo para concretização do plano foi assente de forma rápida, célere e com empenho, o que permitiu em dois meses assinar o protocolo, resultante do encontro de vontade entre o Instituto Camões e a UAN.

Quanto ao cidadão português, Nuno Miguel Neves, designado ao Leitorado disse tratar-se de um especialista qualificado, que vai apoiar o referido departamento.

“Espero que possamos todos dizer, anos após anos, que a Língua Portuguesa, a Cultura estão a ser devidamente promovidas, divulgadas nas universidades, na verdade, numa Faculdade de renome em Angola”, augurou o responsável.

Por sua vez, Nuno Miguel Neves encara o trabalho como “todos os desafios, com um espírito muito pragmático e decidido. Vamos por os pés ao caminho e vamos juntos trabalhar”, consignou.

Associação de estudantes expectante

O presidente da associação de estudantes, Miguel Lumbo referiu que, enquanto comunidade estudantil, esperam por inovações, por se tratar de pessoas com uma vasta experiência, o que também poderá permitir o intercâmbio entre as duas culturas, a angolana e a portuguesa.

“É alguém que vem de um país conhecido por todos nós, Portugal, que vai poder então ensinar a Língua Portuguesa, a Literatura deste país. Acreditamos que há competências, quer no leque de professores existentes no nosso país. O presente Leitorado irá reforçar a dinâmica estudantil, no que concerne ao aprendizado”, constatou.

Miguel Lumbo acredita que o plano abrirá também novos horizontes a nível da classe estudantil, isso por observar que o estudo da Literatura Portuguesa permitirá a discrição de vários detalhes, a nível da própria ciência.