Governo de Luanda realiza reunião sobre o lixo

Governo de Luanda realiza reunião sobre o lixo

O Governo da Província de Luanda (GPL) realiza hoje, Sexta-feira, uma reunião do Conselho de Auscultação para apresentação da estratégia de implementação do modelo de gestão dos resíduos sólidos

De acordo com uma nota de imprensa do GPL, distribuída ontem, Quinta-feira, a que a ANGOP teve acesso, o encontro será realizado no âmbito das acções de reorganização do sistema de recolha e gestão de resíduos sólidos, mobilização social e sensibilização comunitária.

A actividade será realizada na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e vai contar com a presença da governadora da província de Luanda, Joana Lina Ramos Baptista Cândido.

Nos últimos meses, o cenário que Luanda vive é de lixo espalhado pelas ruas, contentores retirados dos pontos habituais, fumaça resultante da colocação de fogo em amontoados de resíduos sólidos, por parte de alguns munícipes, para impedir que os vermes penetrem nas suas residências.

A província de Luanda produz, diariamente, pelo menos 6 mil 800 toneladas de resíduos sólidos, que eram recolhidos, até 2020, por seis operadoras de limpeza.

As seis empresas, que tinham capacidade de recolha de apenas 60 por cento do lixo produzido na capital, perderam as suas licenças em decorrência da suspensão dos contratos públicos, pelo Governo Provincial de Luanda.

Para a recolha de lixo, a província de Luanda trabalhava com as empresas Queiroz Galvão, responsável pelo município de Luanda, Vista Weste, municípios do Talatona e Belas, Nova Ambiental, por Viana, Rota Ambiental, por Cacuaco, Elisal, por Cazenga, e Sã Ambiente por