Governo do Namibe lança hoje projectos de construção e requalificação de estradas

Governo do Namibe lança hoje projectos de construção e requalificação de estradas

O lançamento da primeira pedra dos projectos sociais, concebidos para o município de Moçâmedes, vai acontecer hoje, Segunda-feira,15, pelas 10 horas, na avenida Nova Solução, no bairro 5 de Abril

Para o empresário Paulo Jorge, a reabilitação de estradas vai permitir o aumento de trocas comerciais, crescimento dos municípios e facilitar a circulação de pessoas e bens.

Na sua opinião, é necessário investir em outros sectores, tais como a indústria, energia e águas, agricultura, pesca e recursos minerais.

Aponta também a aposta na indústria petrolífera na bacia do Namibe, pelo facto de o referido projecto compreender a requalificação de algumas infra-estruturas portuárias na cidade de Moçâmedes e a expansão do novo terminal de contentores do porto comercial.

“Projectos desta natureza devem ser capitalizados para que possam criar crescimento nas comunidades, por exemplo o investimento no sector da Energia e Águas poderá dar input ao funcionamento das indústrias existentes e incentivar a abertura de mais unidades fabris e gerar emprego em diferentes áreas.

Paulo Jorge referiu que é fundamental garantir o fornecimento de água e pasto para manter a criação de gado. Nesta altura, as populações do município do Tombwa beneficiam de nove sistemas de água, que contém furos e bebedouros que minimizam a problemática da seca.

Segundo o documento a que este jornal teve acesso, no município do Tombwa serão executados dois projectos, nomeadamente, a construção e requalificação de arruamentos no casco urbano, e a concepção e construção de um aterro sanitário.

Cumpridas todas as condições precedentes do processo concursal dos projectos socias, concernente à construção e requalificação de arruamentos, aterros sanitários e a rede de distribuição de água, realizado em Dezembro último, o governo provincial prepara-se para executar a última fase do procedimento.

Concluídas as condições precedentes, que resultam da lei de contratação pública, os projectos do PIIM estão aptos para o arranque.