UPRA E ANEP assinam protocolo

UPRA E ANEP assinam protocolo

A Universidade Privada de Angola (UPRA) e a Associação Nacional do Ensino Privado (ANEP) assinaram, no passado dia 12, nas instalações da referida instituição de ensino superior, um protocolo de acordo que visa preparar melhor os alunos finalistas para os exames de acesso ao ensino superior já a partir do próximo ano lectivo.

Assinado pelo reitor da UPRA, Carlos Alberto Pinto de Sousa, e o presidente da ANEP, António Pacavira, o protocolo estabelece que a UPRA realizará sessões vocacionais para apoiar os alunos finalistas dos colégios filiados na ANEP na escolha de cursos universitários, mas de acordo com as suas capacidades e habilidades.

A universidade ministrará cursos preparatórios para que os mesmos possam aprovar nos exames de admissão ao ensino superior aplicados pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação “com as mesmas médias com que vêm do ensino médio”, segundo disse, na ocasião, António Pacavira.

“Queremos que um aluno que era do quadro de honra no ensino médio continue com as mesmas médias na universidade”, acrescentou. Por sua vez, Carlos Alberto Pinto de Sousa disse que com esse projecto a UPRA pretende contrubuir para a qualidade dos estudantes que ingressam ao ensino superior.

“Esperamos com esse curso um aumento substancial do nível dos estudantes que ingressam nos 14 cursos de licenciatura que a UPRA oferece”. Por outro lado, o reitor acrescentou que, no entanto, os alunos beneficiados pelos cursos preparatórios poderão ingressar em qualquer universidade que desejem, não apenas na UPRA.

Estiveram presentes na cerimónia o Presidente do Conselho de Administração da entidade promotora da UPRA, Manuel João Fonseca, o secretário- geral da ANEP, directores e representantes de vários colégios, vice-reitores, decanos e corpo docente da universidade.