Carta do leitor: O lixo preenche Luanda e ninguém diz nada

Carta do leitor: O lixo preenche Luanda e ninguém diz nada

Olá, caro coordenador do jornal O PAÍS, é com enorme satisfação que volto a escrever para o vosso jornal.

Não sou daqueles jovens que tem a mania de estar a falar constantemente de política. Sou leigo nestas coisas. Percebo que tenho de deixar para quem o faz. Mas, isso não me impede de ter uma visão daquilo que tem vindo a acontecer no meu país.

Vamos ainda voltar a falar do lixo. Percebo que é um assunto que incomoda os nossos governantes, pois não conseguem resolver faz tempo. Sim, o lixo tem vindo a dar o ar da sua graça. Tomou conta das ruas de Luanda. Está em todo o lado. Na cidade, nos bairros, só para citar.

A verdade é que os nossos governantes não têm sequer feito um bocadito de esforço para resolverem este problema. O tal de Zé Dú não conseguiu resolver e o nosso actual presidente continua no mesmo barco. Não sei se estou a ferir sensibilidades. Não sou daqueles que opina tendo como base a visão de terceiros. Penso pela minha própria cabeça. Os dirigentes angolanos sabem do assunto.

Até a governadora Joana Lina já veio dar a cara com um discurso desprovido de solução para aquilo que temos vindo a constatar. Disse que o governo continurá a dar o máximo para melhorar a condição social dos luandenses. Mentira! Só mesmo um cego iria acreditar nisto. Desde quando é que os angolanos têm ouvido isso dos nossos governates? Então, vamos lá! Sei que vai doer, mas vou ter de dizer isso:

As famílias estão cada vez mais pobres e o governo ignora. O desemprego dispara e o Estado angolano assobia para o lado. A delinquência continua sempre a subir e os nossos lideres dizem que está a diminuir, mas, quem conhece Angola, sabe que os assassinatos têm vindo a aumentar dia após dia. As escolas não têm águas para os miúdos higienizarem as mãos em face do vírus criado pelos chineses.

Muitas crianças estão fora do sistema de ensino e o nosso querido João Lourenço está à espera das eleições para vir com alguns truques de Hipnotização para cativar alguns eleitores. Lamentável. As estradas continuam esburacadas e o nosso governo ainda tem a coragem de cobrar a taxa de circulação. Muitas crianças continuam a morrer nos hospitais por negligência médica e a nossa fofinha da ministra Sílvia que também é Lutukuta não diz nada. Que país é este? Brincadeira..

Por: Sérgio Vieira
Luanda, Samba