Titera Edições homenageia ”Março-mulher” com antologia que reúne 30 escritoras

As inscrições são direccionadas às mulheres escritoras que queiram participar na antologia, com o objectivo de promover a literatura feminina

Com a intenção de homenagear o “Março-mulher” e ajudar na promoção da literatura produzida por esta franja, a Litera Edições tornou público, ontem, a abertura de inscrições gratuitas para escritoras que queiram participar n uma antologia feminina intitulada “Pétalas e pedaços de nós”.

Ngunza Alberto, editor e revisor da editora, em conversa com este jornal, disse que o concurso é direccionado às mulheres escritoras, que não têm condições de publicar uma obra, ou que queiram participar na antologia. Avançou que as inscrições terminam a 3 de Março.

De acordo com o responsável, o objectivo é de promover a literatura feminina, através da mostra do seu trabalho. “Vamos homenageá-las neste mês dedicado a elas. Queremos também mostrar o que elas pensam ou escrevem”, afirmou.

Requisitos para participação

Para a referida antologia, Ngunza Alberto referiu que, no mínimo, necessitam de 30 candidatas de escritoras angolanas, uma vez que pretendem promover a literatura nacional.

“Mas, se houver interessadas estrangeiras, elas podem contactar a editora, que iremos averiguar a questão”, sublinhou.

Dentre os requisitos, segundo o responsável, cada concorrente deverá enviar dois poemas, sendo o tema livre. Quanto à crónica, deve ser escrito um texto de tamanha A4, de igual modo a prosa.

Os textos serão avaliados pela equipa editorial e aqueles que tiverem mais qualidades serão os seleccionados”, disse. Sobre as idades, a fonte garantiu que “a participação para esta antologia não tem uma faixa-etária estipulada, para que as pessoas possam participar de forma livre, sem limitações. Não importa a idade, desde que os textos tenham a qualidade que a gente quer, poderá, sim, fazer parte”, assegurou.

Expectativas

O representante deixou claro que, desde ontem, ainda não se registou inscrição alguma, mas muitos questionam sobre o assunto. Nesta ordem, Ngunza Alberto aflorou que a expectativa se cinge em ter maior número de participantes.

Por outro, além deste número que se idealiza, esperar que os textos que venham a fazer parte da antologia tenham uma qualidade elevada, de modo a tornar a obra com grande dimensão de estética, quer seja do ponto de vista da escrita e quer do ponto de vista da própria criatividade literária”, concluiu.

Valdimiro Graciano