Coreia do Norte tentou roubar tecnologia de vacina da Pfizer contra Covid-19, segundo inteligência

Coreia do Norte tentou roubar tecnologia de vacina da Pfizer contra Covid-19, segundo inteligência

Nesta Terça-feira (16), a agência de notícias sul-coreana Yonhap afirmou, citando o serviço de inteligência nacional, que a Coreia do Norte tentou roubar a tecnologia usada para fabricar a vacina contra Covid-19 da Pfizer

Anteriormente, a Aliança Global de Vacinas, Gavi, afirmou que a Coreia do Norte pediu vacinas contra Covid-19 e estava à espera da recepção de quase 2 milhões de doses, segundo a Yonhap.

Em Dezembro, o The Wall Street Journal reportou, citando fontes familiarizadas com o assunto, que hackers norte-coreanos tinham como alvo ao menos seis farmacêuticas que estavam a trabalhar com a vacina contra a Covid-19 nos EUA, Reino Unido e Coreia do Sul.

Em Maio, após Washington lançar mais uma acusação de ciberataque contra a Coreia do Norte, o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano acusou os EUA de tentarem “manchar a imagem do nosso país”, e sugeriu que os especialistas em cibersegurança dos EUA falharam em encontrar qualquer evidência das supostas actividades.

Não são raras as ocasiões em que a Coreia do Sul é acusada de malignas actividades cibernéticas. Os EUA, alguns países europeus, a Coreia do Sul e outras nações frequentemente acusam os norte-coreanos de tentar roubar dados de empresas.

Em 2014, a Coreia do Norte foi acusada de um ataque hacker massivo contra a Sony Pictures, mesmo com diversos especialistas em cibersegurança dizendo que o ataque poderia ter sido cometido de dentro da empresa.