MINJUD e BNA cooperam para inclusão financeira dos adolescentes e jovens

MINJUD e BNA cooperam para inclusão financeira dos adolescentes e jovens

Para conceber, desenvolver e implementar iniciativas de promoção da literacia e inclusão financeira dos adolescentes e jovens, o Ministério da Juventude e desportos (MINJUD) e o Banco Nacional de Angola (BNA) assinaram, ontem, um protocolo de cooperação que terá a duração de dois anos

As duas instituições, na ocasião representadas pelos seus mandatários, Ana Paula do Sacramento Neto e José de Lima Massano, respectivamente, pretendem, com este acordo, proporcionar aos jovens níveis de literacia e capacidade para estabelecerem uma relação responsável e consciente com as instituições do sistema financeiro, através do uso racional dos produtos e serviços do sector, sem prejuízo das suas responsabilidades sociais.

Por outro lado, está em carteira o desenvolvimento de programas sobre empreendedorismo, visando a preparação e capacitação dos jovens para o mundo dos negócios. Isto, destacam, permitirá gerar emprego, criar riqueza e contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a consequente melhoria do bem-estar das famílias, através do seu empoderamento.

Para que se concretizem tais pretensões, reza o acordo, “caberá ao MINJUD identificar os grupos-alvos passíveis de intervenção, no âmbito dos objectivos do protocolo. Ao BNA, compete “assegurar a produção, publicação e distribuição de materiais informativos sobre a prestação e uso de produtos e serviços financeiros, bem como realizar campanhas de sensibilização, através de fóruns, palestras, seminários, conferências, formação de formadores, feiras, teatros comunitários e desenvolver planos de comunicação para a disseminação da informação financeira e abertura de contas bancárias”.

Estas actividades deverão ser implementadas nas escolas, núcleos habitacionais, associações, centros comunitários, organizações juvenis, igrejas e outros locais sociais de eleição, sempre endereçadas aos jovens e adolescentes de todo o país.