Províncias do Cuanza-Norte e Cuando Cubango sem casos activos de Covid-19

Províncias do Cuanza-Norte e Cuando Cubango sem casos activos de Covid-19

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou, ontem, em Luanda, a ocorrência de 11 novas infecções de Covid-19, com duas mortes e 22 pessoas recuperadas. Por outro lado, revelou que, neste momento, duas das 18 províncias do país estão sem casos activos de Covid-19, sublinhando que a do Cuanza-Norte não regista casos desde os finais do mês de Dezembro

O governante explicou que, neste momento, as províncias que estão sem casos activos de Covid- 19 são duas, a do Cuanza-Norte, que desde os fi nais do mês de Dezembro do ano passado não tem registado casos, sendo que a mesma continua a testar à base do antigénio e a encaminhar as amostras para feitura dos testes à base do RT-PCR, porém sem evidências de casos. A segunda é a província do Cuando Cubango.

Franco Mufinda, que falava na habitual actualização diária do balanço sobre a situação epidemiológica no país, no CIAM, informou que foram confirmados, nas últimas 24 horas, 11 novos casos de Covid-19, dos quais quatro do sexo masculino e sete do género feminino, com idades compreendidas entre sete meses de vida e 54 anos.

Entre os infectados constam oito da província de Luanda, um de Benguela, Huambo e Cabinda, respectivamente.

Mais duas pessoas perderam a vida ontem, em consequência da Covid-19. Trata-se de cidadãos angolanos, de ambos os sexos, com idades de 68 e 85 anos, com comorbilidades de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Entre os mortos, um era residente da província da Huíla e o outro do Bengo.

Entretanto, conseguiram recuperar 22 pessoas, com idades entre três e 81 anos, das quais 10 da província de Luanda, nove do Huambo, dois do Cuanza-Sul e uma do Bié.

Com a alteração dos dados, o país passa a contabilizar 20.400 casos positivos de Covid-19, com 496 óbitos, 18.951 recuperados e 953 casos activos. Dos activos, seis estão em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, oito em estado grave, 71 moderados, 72 com sintomas leves e 796 assintomáticos. Fez saber, ainda, que 157 infectados estão internados nos diferentes centros de tratamento a nível do país e os restantes observam o isolamento domiciliar.

1.087 amostras processadas nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, foram processadas 1.266 amostras à base de biologia molecular por RT-PCR, das quais 11 positivas e 1.076 negativas, com uma taxa de positividade de 1 por cento.

O total de amostras recebidas até agora pelo laboratório de biologia molecular por RT-PCR é de 382.171, das quais 20.400 são positivas e 361.771 negativas, com uma taxa de positividade de 5.3 por cento. Por outro lado, o responsável disse que, nas últimas 24 horas, não houve alta de pessoas em quarentena institucional.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu, no período em referência, 32 chamadas, todas a solicitar informação sobre a Covid-19.

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.

Faça já a sua subscrição!

Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.