Empresária detida em Luanda cumpre quarentena institucional na Huíla

Empresária detida em Luanda cumpre quarentena institucional na Huíla

A empresária, detida no dia 10 do mês em curso, em Luanda, pelo seu suposto envolvimento nos crimes de associação criminosa, corrupção activa, entre outros crimes, foi transferida para a Huíla para prestar declarações, no âmbito do processo n.º 028/2021. Porém, após ser submetida ao teste de Covid-19, o resultado foi positivo, pelo que foi alojada na Centralidade da Quilemba, onde ficará em quarentena institucional, segundo uma fonte do jornal OPAÍS

Teresa das Dores Francisca Gomes Nebrasca, de 47 anos, foi transferida de Luanda para a cidade do Lubango, na Huíla, nesta Segunda- feira, para prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre as acusações que pesam sobre si. Segundo uma fonte próxima ao processo, esclareceu que foi submetida ao habitual teste obrigatório para todos os viajantes que chegam à província, no quadro do processo de despiste da doença e controlo da sua propagação.

Instado sobre o assunto, o porta-voz do Departamento Provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias, no município do Lubango, Jeremias Cayeye, confirmou a informação.

Em declarações ao jornal OPAÍS, Jeremias Cayeye informou que estão a decorrer os estudos para se acompanhar os possíveis contactos directos de Teresa Nebrasca.

“Nós temos, sim, conhecimento deste caso e esta senhora encontra- se em quarenta institucional, na Centralidade da Quilemba. É um caso que está em estudo, porque foi identificado pelo município do Lubango para se apurar os seus possíveis contactos directos”, afirmou.

Por outro lado, Jeremias Cayeye explicou que a província da Huíla, particularmente a cidade do Lubango, registou, até ao dia de ontem, um total de 11 casos activos de Covid-19, incluído a empresária, com dois óbitos. Entre as pessoas que perderam a vida, está uma senhora de 52 anos, residente no bairro da Nossa Senhora do Monte e um indivíduo de 68 anos de idade, morador do bairro Nambambe.

O porta-voz do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias disse ainda que, destes 11 casos activos, seis se encontram em quarentena domiciliar, quatro em institucional e um caso internado no Hospital Central do Lubango.

Da detenção de Teresa Nebrasca

A detenção da empresária Teresa Nebrasca foi anunciada pelo Sub-procurador-Geral da República, Titular na Província da Huíla, durante uma conferência de imprensa, decorrida na semana passada, na cidade do Lubango, no âmbito do processo n.º 028/2021, cujos trâmites legais decorrem nesta instituição.

Gabriel Custódio informou, na ocasião, que a empresária está a ser indiciada nos crimes de associação criminosa, recebimento indevido de vantagens, corrupção passiva e branqueamento de capitais por não ter concluído as obras de construção do Hospital da Machiqueira, que estava sob sua responsabilidade.

“Ela não terminou a obra, daí que houve a necessidade de, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no ano de 2020, se fazer o ajuste para o acabamento da obra”, explicou.

Sem adiantar o valor da empreitada, o magistrado do MP informou que, para a conclusão da referida empreitada, a Administração Municipal do Lubango teve de contratar uma outra empresa, a qual pagou 803 milhões e 984 mil Kwanzas.

João Katombela, na Huíla