Carta do leitor: Suspeita de que a gasolina esteja a ser misturada com JET

Carta do leitor: Suspeita de que a gasolina esteja a ser misturada com JET

Viajei em visita à minha fazenda, localizada no Cuanza-Norte, no Município de Lucala. Ao sair de Luanda, abasteci a viatura na Bomba de Gasolina SONANGOL, situada na via expressa junto à cidade da China. No mesmo dia, voltei a abastecer em Ndalatando na Bomba da PUMANGOL.

A viagem correu bem. No dia 05/02/2021, abasteci a viatura em Lucala na bomba da SONANGOL. Na via rumo à fazenda, a rotação da viatura mudou e corria além do normal. No percurso Fazenda/ Lucala/Ndalatando, Ndalatando/Lucala/ Fazenda a viatura corria além do normal.

No dia 09/02/2021 regressa para Luanda. Ao viajar de Ndalatando para Luanda encheu-se o depósito na Bomba da SONANGOL, paralela à Bomba da Pumangol.

A viatura corria fora do normal. No morro de Mazozo já depois de Catete, a viatura começa a aquecer. De Mazozo a Luanda, paramos 5 vezes para repor água no radiador. No dia 10/02/2021, o mecânico abre a cúpula do motor e notámos que a própria cúpula e 3 dos 4 pistões estavam a derreter.

No dia 17/02/2021, fez-se a substituição da cúpula, da junta da cúpula, dos 4 pistões e respectivos segmentos. Retirou-se também toda a gasolina suspeita do depósito. O mecânico sugere aproveitar parte da gasolina retirada e abastece a sua viatura. O espanto. Depois de percorrer poucos km, a viatura muda de rotação. Momentos depois, um estoiro dentro do motor. Quando aberto o motor, lá estavam os segmentos quebrados. A minha alerta vai para o seguinte: Há muita gasolina de AVIÕES em armazém. Os aviões não voam face à pandemia. Será que há um controlo cerrado do jET, para evitar que os amigos do alheio a comercializem junto com a gasolina?

Já foi ventilada que o gasóleo está a ser misturado com petróleo. Então a gasolina também pode ser misturada com jET… Por favor, dar atenção a isso. Caso for do vosso interesse, tenho o material guardado para a observação e a respectiva gasolina para a análise. Muito obrigado!