Cidadão condenado por introdução ilícita de mais de 80 mil dólares no Aeroporto

Cidadão condenado por introdução ilícita de mais de 80 mil dólares no Aeroporto

No dia 18 de Fevereiro do ano corrente, no Aeroporto Internacional de Luanda, um cidadão, de 55 anos, foi detido em flagrante delito, por tentar entrar com USD 80.480,00 dissimulados nas meias e caneleiras das pernas.

O cidadão, motorista de uma empresa de prestação de serviços em Paris, na condição de passageiro, vinha de Paris/ França e foi detido em território nacional pelo Serviço de Investigação Criminal, através do seu Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional de Luanda em acção conjunta com os técnicos da AGT e Polícia Fiscal Aduaneira.

A apreensão dos valores ocorreu aquando do desembarque de passageiros do voo, depois da avaliação do perfil de risco do referido passageiro foi submetido à rastreio e revista física da bagagem, tendo sido encontrados em sua posse 30 telemóveis, dos quais 20 separados para a tributação, medicamentos diversos e um total de USD 80.480,00.

O cidadão foi imediatamente detido, por prática do crime de introdução ilícita de moeda estrangeira no país. Na sequência, o detido foi presente, nesta Segunda-feira, 22 de Fevereiro, na sessão de julgamento sumário, na 4.ª secção da sala dos crimes comuns do tribunal Provincial de Luanda, onde foi condenado na pena de multa, à razão diária de 75 ucf e no pagamento da taxa de justiça no valor de 60.000 Kz.

Realçar que ainda como medida condenatória os valores correspondentes a 80.480,00 dólares norte americanos foram revertidos a favor do Estado e depositados pela AGT na conta à ordem do BNA.