Clube dos Médicos realiza consultas gratuitas no Zango 2

Clube dos Médicos realiza consultas gratuitas no Zango 2

Mais de 40 médicos de diversas especialidades e 20 técnicos de saúde vão prestar assistência médica e medicamentosa gratuita no Hospital do Zango 2, neste Sábado, a partir das 9 horas, numa iniciativa do Clube dos Médicos em parceria com o Grupo Medianova (proprietária do jornal OPAÍS e da Rádio Mais) e Associação Luzolo Yetu. A ONU-SIDA e da Shalina apoiam a iniciativa

O director-adjunto do Clube dos Médicos, Joaquim Gonga, disse ontem, a OPAÍS, que prevêem prestar assistência médica e medicamentosa a mais de 500 pacientes residentes em diversas partes do país que acorrerem à referida unidade hospitalar.

Garantiu que a sua equipa tem neste momento as condições técnicas e materiais criadas. Explicou que nesta edição contam com o apoio da empresa indiana de distribuição de fármacos Shalina, instalada em Angola desde 2002, que disponibilizou parte dos medicamentos que serão distribuídos gratuitamente aos pacientes.

De acordo com o médico-cirurgião, os pacientes poderão ser consultados por médicos de diversas especialidades e aqueles que necessitarem de intervenção cirúrgica serão encaminhados ao Hospital Geral de Luanda e ao Hospital Josina Machel para o efeito. Estas duas unidades sanitárias são parceiras desta organização de médicos.

“Vamos prestar assistência médica e medicamentosa a todos que acorrerem ao Hospital do Zango”, frisou, sublinhando que já têm os reagentes e meios técnicos disponíveis para realizarem alguns exames médicos no local, sem qualquer custo para os pacientes.

Quanto à expectativa em torno da quantidade de pessoas que prevêem consultar, Joaquim Gonga explicou que se deve ao nível de abrangência que a campanha de divulgação da actividade que está a ser levada a cabo pelos órgãos do Grupo Medianova.

“A nossa mensagem tem ecoado por todo o país através dos órgãos da Medianova, na qualidade de nossa Media Partiner, e da própria partilha de informação entre as pessoas, tendo em conta o êxito da actividade que realizamos no mês passado no Hospital do Kapalanga”, frisou.

Joaquim Gonga afirmou que a ONU-SIDA também tem sido uma grande parceira nesta caminhada que visa levar saúde às comunidades mais carentes, tal como a Associação Lusolo Yetu.

Por outro lado, declarou que além de cumprirem com as suas responsabilidades, como profissionais de saúde, vão inovar oferecendo uma refeição aos paciente. “Vamos oferecer também sopa aos nossos pacientes”, garantiu.

Esta organização, que integra cerca de 700 médicos de diferentes especialidades, entre nacionais e estrangeiros, prevê andar pelas comunidades mais carenciadas do país, com o propósito de oferecer anualmente 30 mil consultas gratuitamente às famílias.

Segundo apurou OPAÍS, o Clube dos Médicos espera replicar estas acções em outros municípios de Luanda e, paulatinamente, chegar a diferentes pontos do país, através dos seus núcleos provinciais.

300 cirurgias por ano

O director-geral do Clube dos Médicos, Onolfo Simões, explicou, numa outra ocasião, que os médicos vão actuar também na educação sanitária, por entenderem que esta é uma componente que falta no país por causa do preconceito que as pessoas têm em falar de certas patologias que podem ser prevenidas, antes de se chegar a um hospital. “As gravidezes precoces e as doenças transmissíveis sexualmente podem ser trabalhadas com métodos profiláticos entre as crianças e adolescentes”, disse. O médico disse que todos os meses o Clube dos Médicos vai tirar um dia para prestar assistência gratuita às comunidades.

O Clube dos Médicos congrega especialistas de diferentes países como Rússia, Portugal, Brasil, Estados Unidos da América e Cuba, países onde esta organização foi fundada em 2017.