Coreia do Norte reconhece avanços na cooperação com Angola

Coreia do Norte reconhece avanços na cooperação com Angola

O embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular Democrática da Coreia do Norte, acreditado em Angola, Jo Pyong Chol, reconheceu, em Luanda, “as boas relações” entre os dois países, tendo apontado a “excelente cooperação” nos domínios do comércio, da saúde, das ciências e tecnologias.

Em declarações à imprensa, depois da audiência que lhe foi concedida pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, o diplomata reconheceu os níveis altos de relações que Angola mantém com o seu país.

“Foi uma primeira visita de cortesia. Durante a reunião discutimos vários assuntos sobre o reforço das relações bilaterais entre os dois países”, apontou.

Jo Pyong Chol fez saber ainda que vai aproveitar a sua estadia em Angola para reforçar os acordos de cooperação já existentes, sobretudo no domínio da saúde e construção civil.

“Este ano comemoramos cinquenta anos desde a visita do presidente do MPLA, Agostinho Neto, em 1971, ao nosso país. Naquela altura foram discutidos assuntos sobre a luta anti-colonial do povo angolano. Esta relação de meio século tem permitido desenvolver as relações de amizade e de cooperação entre os dois países”, referiu.

De acordo com o diplomata, desde os tempos passados até aos dias de hoje, em todos importantes momentos e períodos os dois países, por via do MPLA, estavam sempre juntos, apoiando-se moral e materialmente com o objectivo de resolver os problemas para o benefício das suas comunidades.

Refira-se que Angola e a Coreia do Norte mantêm relações de cooperação em vários domínios, dos quais os sectores político e militar que datam de longos anos.

A República Popular Democrática da Coreia do Norte foi fundada a 09 de Setembro de 1948, proclamada ao mundo pelo seu líder histórico Kim IL Sung, que dirigiu a luta armada anti-japonesa durante mais de 20 anos.