Seca no município do Tômbwa mata mais de 90 cabeças de gado

Seca no município do Tômbwa mata mais de 90 cabeças de gado

Mais de 90 cabeças de gado morreram nos últimos três meses, no município do Tômbwa, província do Namibe, por causa da seca que afecta 28 mil pessoas. Para minimizar a situação, o administrador municipal, Alexandre Niyúka, defende a expansão de mais furos de água e a aposta na agricultura

Alexandre Niyúka referiu que a situação da seca prejudica a população que está a perder a manada e não tem o que comer. Por esse motivo, este ano serão investidos Kz 100 milhões na construção de furos de água para minimizar os efeitos da seca nas regiões afectadas.

“Queremos aproveitar a água no rio Cunene para o cultivo de produtos agrícolas e fazer furos de água em zonas de difícil acesso, com meios portáteis para incentivar a população a abraçar a agricultura”, explicou.

O administrador explicou que a construção de pelo menos cinco furos de água e o reforço dos já existentes vai aumentar a capacidade de produção e armazenamento do líquido precioso, tendo acrescentado que os furos existentes têm uma capacidade de cerca de 5 a 15 metros cúbicos / hora.

Questionado sobre projectos para a reposição do gado, Alexandre Niyúca disse ser fundamental garantir o fornecimento de água e pasto para manter a criação dos bovinos, ressaltando que, nos próximos anos, o município irá beneficiar de uma barragem, a ser instalada numa zona estratégica para a transumância do gado, localizada ao longo do rio Curoca.

“Há previsões para a construção de uma barragem. É um projecto de âmbito nacional e aguardamos pela sua implementação”, frisou.

Actualmente, a população do Tômbwa conta com nove sistemas de água, que contém um furo ou bebedor para abastecer a população e, segundo o administrador, há o abastecimento de 170 metros cúbicos de água por dia para satisfazer a população.

No âmbito do programa de emergência, em 2019 foram feitos nove furos, distribuídos pelas zonas mais afectadas pela seca no município, nomeadamente, a povoação do Curoca e a comuna do Yona, com a intenção de disponibilizar água para o gado e as populações. Ainda assim, considera insuficiente, por esse motivo espera-se a construção de novos furos de água, para aumentar a capacidade de armazenamento, principalmente para a prática da agricultura.

Alexandre Niyúka disse a OPAÍS que ,além dos nove furos feitos no plano de emergência, já existiam outros cinco, perfazendo um total de 14.

Importa referir que o fenómeno da seca afecta directamente nesta região do país mais de 28 mil pessoas.

Famílias percorrem grandes distâncias

O responsável disse que existem vários pedidos para a aposta no sector agrícola a nível do município, acrescentando que todos os dias constata-se o movimento de camiões a transportarem o produto do Tômbwa para outras províncias.

“Queremos engajar quadros do sector da agricultura para orientar a população como gerir este tipo de investimento. Ultimamente, temos verificado o engajamento das populações no sector agrícola, fundamentalmente as mulheres”, disse.

Alexandre Niyúka refere que há uma zona em que cerca de duas mil pessoas decidiram apostar na agricultura familiar, mas algumas famílias percorrem mais de 20 horas para cultivar e pretendemos ajudar para reduzir a distância.

Quanto à produção, o responsável disse que o milho e as hortícolas podem ser as apostas, atendendo as condições climáticas.

“Em 2020, foram atribuídas mais extensões de terra para o cultivo de diversos produtos agrícolas a cerca de 30 agricultores que pretendem investir no sector. Espera-se atingir perto de 300 hectares e podemos duplicar a produção no presente ano ”, explicou.