Agro-Prodesi vai apostar na capacitação territorial e beneficiar 600 agentes de agro-negócios

Agro-Prodesi vai apostar na capacitação territorial e beneficiar 600 agentes de agro-negócios

Agro-Prodesi prevê beneficiar 600 agentes ligados ao agronegócio, trabalhar com 60 cooperativas e formar 25 técnicos do INAPEN a nível nacional, com 45 provedores de serviços. O programa foi apresentado, ontem, Quinta-feira,25, no Ministério da Economia e Planeamento

A representante da FAO em Angola, Guerda Barreto, referiu que o projecto consiste em trabalhar na qualificação de recursos humanos para o crescimento das cadeias de valores e na recolha de subsídios dos governos provinciais.

Guerda Barreto sublinhou que o Agro-Prodesi pretende constatar os constrangimentos das províncias para o crescimento das cadeias de valores, assegurar a actuaçao de actores locais nas actividades de capacitação, identificar os que estão envolvidos em processo de investimento de cadeias de valor da agricultura e pescas e actores do sistema agroalimentar.

Disse ainda que o programa visa melhorar a produtividade, a falta de capacidade para a produção primária com valor acrescentado, dificuldades no abastecimento nos mercados formais, aproximar a academia e a inclusão financeira nos jovens para desenvolver empreendimentos no sector da agricultura e pescas.

“O Agro-Prodesi é uma iniciativa para o reforço de capacidade, que faz parte do programa Prodesi. Vai potencializar as capacidades técnicas e funcionais dos produtores ao longo das cadeias de valores em agricultores familiares, cooperativas, na transportação de produtos, processadores e os comerciantes”, explicou.

Em relação à metodologia, serão realizados diagnósticos em mercados, tal como a criação e experimentação de diversos modelos de negócios, reforço de actores no mercado, facilitar a ligação entre empresas e sectores informais e métodos para a aquisição de financiamentos.

Guerda Barreto referiu que o Agro-Prodesi se enquadra nas políticas nacionais e alinhando a um programa de aceleração de agricultura familiar, políticas do sector agropecuário integral, que incorpora programas de desenvolvimentos provinciais e iniciativas de formação.

A primeira iniciativa vai beneficiar 600 agentes de agro-negócios e trabalhar com 600 cooperactivas. Por essa razão, há necessidade de identificar os agentes que são o motor impulsionador das cadeias de valores nas regiões.

As cooperativas devem apresentar planos de negócios rentáveis. Por sua vez, vão receber o apoio de uma ferramenta da FAO denominada Rural Investe, igualmente a orientar jovens para o desenvolvimento de empreendimentos na agricultura e pescas, e capacitados 25 técnicos do INAPEN a nível nacional com 45 provedores de serviços.

O PRODESI é um programa de formação intensiva com duração de 15 meses, que acontece de Fevereiro a Novembro.

Por sua vez, o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, salientou que, em 2020, foi apresentado PRODESI com o intuito de estimular as ligações de cadeias de valores e trabalhar com as associações empresariais, cooperactivas e Organizações Não-Governamentais.

“O Agro-Prodesi vai identificar os problemas que impossibilitam o funcionamento da cadeia de valores. Por essa razão, vamos ouvir os governadores locais e saber que culturas são prioridades