“Cooperativas agropecuárias podem beneficiar do programa de apoio ao crédito até Kz 50 milhões ”

“Cooperativas agropecuárias podem beneficiar do programa de apoio ao crédito até Kz 50 milhões ”

O secretário de estado para o Planeamento, Milton Reis, efectua visitas de constatação dos projectos no âmbito do PIIM na província do Moxico e disse que as cooperativas poderão beneficiar de crédito até 50 milhões de Kwanzas

No briefing bissemanal no domínio do planeamento, ontem, Quinta- feira, dia 25, o secretário de estado para o Planeamento, questionado sobre o fomento ao sector agro-pecuário, avançou que os produtores podem nos próximos tempos beneficiar de recursos financeiros, no âmbito das medidas de Alívio Económico financiadas pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

“As cooperativas estão a trabalhar com o governo provincial para terem acesso ao crédito bancário. No Moxico, temos várias cooperactivas e associações que têm processo no BDA. No entanto, deparamo-nos com algumas dificuldades porque nenhuma teve desembolsos. Porém, acreditamos que nos próximos tempos três ou quatro cooperactivas poderão beneficiar até 50 KZ milhões para realizarem as actividades”,disse.

O responsável chamou a tenção para a legalização das cooperativas e situação regularizada na central de risco e estão salientando o trabalho com o Ministério da justiça, no sentido de facilitar o processo de legalização de cooperativas de produtores e construção de dossier de créditos.

“As equipas do BDA vão verificar os constrangimentos com as cooperativas para que com outros serviços de apoio ao produtor remover os obstáculos e, deste modo, beneficiarem do crédito”, disse.

Fundo de Apoio e Capital de Risco apoia o microcrédito

O fundo Activo de Capital de Risco (FACRA) está a realizar operações de microcrédito até 7 kz milhões.

“Estamos a trabalhar com jovens empreendedores para explicar as condições necessária para aceder às facilidades ao microcrédito, tal como possuir bilhete de identidade e outros documentos”, explicou.

Em relação ao crédito disponibilizado pelo FRACA no âmbito do microcrédito, Milton Reis referiu que, no total, foram disponibilizados 4 mil milhões de Kwanzas e o programa financia projectos até sete milhões de Kwanzas. Para o efeito, é necessário que os operadores estejam formalizados para ter acesso ao microcrédito e benefi ciar do programa do executivo para o fomento nacional.

Segundo o responsável, nesta fase, estão a ser efectuadas visitas de trabalho nos municípios para verificarem no terreno o estado de implementação dos projectos e do programa integrado e desenvolvimento local de Combate à Pobreza e do Plano de Intervenção nos municípios. “Decorre, desde Quarta-feira, dia 24, visitas aos projectos nos municípios de Camanongue, Leua e Luacano no Moxico. No município de Camanongue, foram visitadas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), as obras de construção de uma escola de sete salas, no bairro João Baptista, as pontes sobre os rios Luaxi e Mangues que vão permitir a ligação entre os municípios de Camanongue, Leua e Calmea, explicou.

Segundo o responsável, no âmbito do programa local de Combate à pobreza, foram visitadas as obras de construção do centro de artes de Ofício, sistema de água, na sede da camuna de Mapeso, ressaltando que MEP realizou no dia 24 de Fevereiro um encontro de trabalho com o Gabinete de Estudos e Planeamentos municipais na província do Moxico para presentar o regulamento da lei de base do sistema nacional de planeamento 1/11 aprovada no dia 14 de Janeiro de 2020. O referido regulamento trata dos procedimentos administrativos de elaboração e execução, avaliação e revisão dos instrumentos do sistema de planeamento, bem como os métodos de utilização no sistema de informação do planeamento.

No que diz respeito à forma de implantação dos objectivos sustentáveis para a preparação do relatório nacional voluntário, decorreu no dia 23 de Fevereiro o encontro de apresentação e avaliação da implantação dos indicadores e metas referentes ao grupo 1, que aborda a economia e produção. Na actividade, foram avaliados 36 indicadores relacionados com os seguintes objectivos, nomeadamente, irradicação da pobreza, irradicação da fome, trabalho decente económica, indústria, inovação e infra-estrutura, redução das desigualdades e parcerias e meios de implementação.

Questionado sobre a qualidade nas obras realizadas no âmbito PIIM, o responsável apontou a limitação de material por parte dos empreiteiros, ressaltando satisfação com os projectos.

O responsável frisou que já existe projectos concluídos que estão a beneficiar as populações, outros em cursos com a conclusão prevista este ano. Foi visitada uma escola que começa a funcionar o próximo ano lectivo, igualmente foram visitados projectos de água, no município de Camanongue e futuramente começam a ser efectuadas ligações domiciliares, de modo a melhorar a qualidade de vida das populações.