AGT alonga horários e prazos de atendimento devido ao ataque cibernético

AGT alonga horários e prazos de atendimento devido ao ataque cibernético

A Administração Geral Tributária (AGT) estendeu, de forma forçada, o horário de atendimento dos contribuintes e o prazo para o cumprimento das obrigações fiscais, devido ao ataque cibernético que o Ministério das Finanças sofreu nos seus e-mails institucionais, recentemente.

O ataque “electrónico” sofrido causou constrangimentos técnicos que afectaram algumas plataformas tecnológicas da AGT, durante quase 24h, segundo a instituição, em comunicado de imprensa.

Numa outra nota, tornada pública ontem, a instituição refere que os prazos para o cumprimento das obrigações tributárias, que deveriam ser realizadas até ao último dia útil do mês em curso, podem ser concretizados até ao dia 12 de Março, sem os acréscimos legais de multas e juros de mora.

Em face da situação, as repartições fiscais, delegações e postos aduaneiros estarão abertos para o atendimento aos contribuintes nos seguintes horários: Sexta-feira (das 8h:00 às 17h:00), Sábados, nos dias 27 de Fevereiro e 06 de Março (das 8h:00 às 12h:00) e de Segunda a Sexta-feira, de 01 a 12 de Março (das 8h:00 às 17h:00).

A AGT acrescenta que, no âmbito da melhoria dos serviços de apoio aos utentes, a partir do dia 01 de Março, a Central de Apoio ao Contribuinte (CAC) passa a funcionar de Segunda a Sexta-feira, das 8h:00 às 18h:00, e aos Sábados, das 8h:00 às 12h:00, alargando assim, o horário de atendimento.

Devido à pandemia da Covid- 19, a Administração Geral Tributária adverte que o número de contribuintes no interior das repartições fiscais e postos fiscais será limitado, aconselhando ao uso necessário dos canais remotos disponíveis.