Mercado de títulos regista aumento de mais de mil milhões de Kz em 2020

Mercado de títulos regista aumento de mais de mil milhões de Kz em 2020

O negócio dos investidores no Mercado de Bolsa de Títulos de Tesouro (MBTT), em 2020, rendeu 1.187,03 biliões de Kwanzas, representando um aumento de 36 por cento em relação ao período homólogo (2019), soube Sexta-feira a ANGOP

Segundo a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), o Mercado Primário de Dívida Pública manteve o apoio ao Estado angolano, com a operacionalização dos leilões de Títulos do Tesouro (TT), que permitiu a disponibilização de 847 mil milhões de Kwanzas.

Em nota de imprensa, chegada ontem à ANGOP, a BODIVA realça ainda que, no período em análise, se registou um aumento de 31 por cento no número de contas custodiadas na Central de Valores Mobiliários (CEVAMA), enquanto na pós-negociação verificou- se um decréscimo de cinco por cento do montante de títulos.

Entre as várias acções desenvolvidas em 2020, a BODIVA aponta ainda o contínuo apoio à gestão do Portal do Investidor e a operacionalização dos instrutivos nº 06/2020 e 09/2020 do Banco Nacional de Angola (BNA) como medida de estímulo às empresas no contexto do Estado de Emergência.

De igual forma, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola destaca também a desmaterialização das acções ordinárias do Banco de Comércio e Indústria (BCI), que foram integradas na CEVAMA, cumprindo-se assim um dos requisitos para a abertura de capital da empresa.

A instituição realça ainda a celebração de acordos de cooperação com associações empresariais e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), com o objectivo de apresentar às associadas as oportunidades do mercado de capitais como actividades que se destacaram em 2020.

A BODIVA é uma entidade gestora que visa assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções nos mercados regulamentados de valores mobiliários, com o objectivo de estimular a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores.

Por outro lado, o Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT) é o segmento que permite aos investidores negociarem obrigações e bilhetes do tesouro de uma forma segura e transparente e ao mesmo tempo beneficiar de liquidez e profundidade de mercado superior relativamente a outros segmentos de dívida soberana.