Associações provinciais solicitam assembleia-geral extraordinária na FAF

O secretário-geral da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), Osvaldo Marcelino, assegurou, ontem, a este jornal, que os filiados da Federação Angolana de Futebol (FAF) darão, na próxima Quinta-feira, entrada de uma carta à presidência da mesa da assembleia- geral do órgão que rege a modalidade no país a solicitarem a convocação de uma assembleia-geral extraordinária.

A decisão saiu da reunião realizada via zoom, no passado Sábado, na qual marcaram presença nove associações provinciais.

Na reunião dirigida pelo presidente daquela associação, Rafael José Maria, os filiados do órgão que rege o futebol nacional entendem que a FAF não deve continuar entregue à sua sorte, pois é o órgão que regula o desporto-rei no território nacional.

Por esta razão, a convocação de uma assembleia-geral extraordinária é urgente.

Osvaldo Marcelino fez questão de alertar que, na assembleia-geral, os associados vão decidir se Artur de Almeida e Silva deverá continuar na presidência da FAF, ou se terá de ser necessária a criação de uma comissão de gestão. “Reunimos ontem via “zoom. Debatemos o momento actual da nossa Federação. Os filiados foram unânimes em dizer que se deve convocar uma assembleia-geral extraordinária. Daremos entrada de uma carta na próxima Quinta-feira”, disse Osvaldo Marcelino.

Recorde-se que o Tribunal Provincial de Luanda considerou procedente a providência cautelar intentada pelo candidato Norberto de Castro, razão pela qual Artur de Almeida Silva foi impedido de tomar posse no dia 20 de Novembro, uma vez que houve irregularidades durante o processo eleitoral. Além das irregularidades na comissão eleitoral, Norberto de Castro acredita que Artur de Almeida e Silva terá usado as verbas atribuídas pela FIFA para fins de campanha eleitoral.

Por seu lado, Nando Jordão acusa Artur de Almeida e Silva de ter beneficiado de votos de clubes que não deveriam fazer parte da população votante, por estes não participarem das provas da FAF.

De realçar que o acto eleitoral foi realizado no dia 14 de Novembro do ano de 2020, sendo que Artur e Silva terá vencido com 70 votos a favor contra 59 de Nando Jordão, 28 de To