Bombeiros removem nove cadáveres em 10 dias

Bombeiros removem nove cadáveres em 10 dias

As forças do Comando da Província de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) registaram, nos últimos 10 dias, um total de 09 remoções de cadáveres, a nível da província, segundo o porta-voz, Faustino Minguéns, resultante de afogamentos em tanques de água, vala de drenagem e canal de água do Kikuxi

Ultimamente, os Bombeiros em Luanda têm sido chamados para remover, com alguma frequência, cadáveres em tanques de água, valas de drenagem e canal de água do Kikuxi, facto que preocupa aqueles efectivos.

De acordo com o porta-voz da instituição, Faustino Minguéns, alguns dos casos são presumíveis suicídios, pelo que, para além da intervenção directa dos bombeiros, muitos merecem tratamento por parte dos órgãos afins (de investigação criminal) para o devido esclarecimento.

Os municípios de Luanda (com 5 casos), Viana (com 3) e Cazenga (com 1 caso) são os que aparecem no relatório de balanço da situação operática dos bombeiros como os que registaram a remoção de cadáveres resultantes de afogamentos.

A última remoção de cadáver ocorreu no município de Luanda, distrito urbano da Maianga, no Largo das Heroínas, de um cidadão com identidade desconhecida, do interior de um tanque de água.

Diz ainda o relatório que, nas últimas 72 horas, o SPCB registou sete incêndios, com presumíveis causas o curto-circuito e fogo posto, tendo como sectores afectados as habitações, transportes, comércio e ambiente.

Uma criança de 5 anos, no município de Cacuaco, foi salva do interior de uma vala de drenagem sem água, tendo sido socorrida para a unidade hospitalar do Américo Boavida , porque apresentava queimaduras na região lombar e nos membros inferiores.

“Tivemos ainda dois acidentes de viação, com vítimas encarceradas feridas, na EN 230; três neutralizações de derrame de combustíveis na via, nos municípios de Viana e Luanda; dois estancamentos de vazamento de gás, ocorridos no Belas e Cacuaco; seis aberturas de portas bloqueadas, dois desprendimentos de anéis e um desencravamento de elevador”, disse.

Catorze cidadãos foram socorridos para os hospitais, no âmbito dos Serviços Pré-hospitalares que os bombeiros prestam, vítimas de acidentes de viação, agressão física, queda na via pública e por patologias diversas nos municípios de Viana, Luanda e Cazenga.

“No âmbito das solicitações às intervenções, recepcionamos um total de 47 chamadas das quais 40 confirmadas por nós e que mereceram nossa intervenção, porém 7 não confirmadas”, disse.