Poemário “A estrada da secura” de Luís Kandjimbo é apresentado depois de 20 anos

Poemário “A estrada da secura” de Luís Kandjimbo é apresentado depois de 20 anos

Depois de apreciado durante 20 anos pelos leitores, a obra poética “A estrada da secura” de Luís Kandjimbo é apresentada hoje, a partir das 16 horas e 30 minutos, na União dos Escritores Angolanos (UEA)

A apresentação do livro com 51 páginas, que se enquadra na jornada comemorativa ao Dia Mundial da Poesia (21 de Março) desenvolvida pela UEA, está a cargo do também escritor Lopito Feijó.

Em conversa com este jornal, o escritor referiu que se trata de uma obra poética com um conteúdo diversificado, que passa pelo conto, pela poesia, mais também concretamente pelo ensaio e, inclusive, pela crítica literária. Realçou que os poemas desta obra, lançada em 1999, nos remete à memória do autor, assim como dos próprios cidadãos dos anos 70 e 80, da cidade de Luanda e também de Benguela, sua terra natal.

Sobre este trabalho que mereceu menção honrosa no Prémio de Literatura da Sonangol em 1995, Feijó disse que conota alguma “rebeldia”, própria dos tempos de juventude. “Na altura, tinha entre 25 a 30 anos de idade, sendo que hoje tem 60. É um livro que aborda alguns aspectos que denomino atmosféricos, como os sonhos e decepções, onde os poemas apelam à liberdade, que já circula desde 1999”, observou. Quanto à presente apresentação do livro, que já é apreciado pelos leitores desde aquele ano, disse que se deve a algumas turbulências arroladas com a carga de trabalho, como adido Cultural em Portugal há 10 anos, vice-ministro da Cultura, quatro anos depois em Portugal como director de Actividades Culturais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

“Então, nunca houve o momento certo para a apresentação pública da obra, que vai acontecer agora. Também, no tempo em que foi escrito podia ser considerado como uma obra “rebelde” ou “revolucionária”. Se quisermos mesmo, é uma obra que estava à frente da sua época”, constatou.

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.

Faça já a sua subscrição!

Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.