Carta do leitor: Travessias debaixo das pedonais

Carta do leitor: Travessias debaixo das pedonais

Caro coordenador do jornal O País, receba, de coração aberto, os meus melhores cumprimentos! É uma honra voltar a escrever nesse diário que nos actualiza o país e o mundo logo pela manhã.

De salientar que, para facilitar as travessias de peões nas vias públicas, o executivo foi construindo pedonais nas principais vias de Luanda, sobretudo nos pontos em que há um maior aglomerado de pessoas.

É com profunda tristeza que, mesmo com registos de casos de atropelamentos nas estradas, muitas vezes em locais com passagem superior, muitos cidadãos continuam a atravessar debaixo das pedonais, rompendo os separados da via pública, criando constrangimentos na circulação rodoviária, mas sobretudo colocando as suas próprias vidas em risco.

É preciso que as pessoas tomem a noção de que as pedonais não servem para o embelezamento das vias, mas para garantir a nossa protecção no momento de atravessar as estradas.

Precisamos de ter noção de que a nossa vida é o bem mais precioso e que a pressa de chegar rápido ao nosso destino não nos pode custar a vida. Façamos mesmo o uso das pedonais, é por isso que elas estão nas estradas da nossa cidade.

Onde não há, devemos optar pelas passadeiras para uma travessia segura. Costuma-se dizer que ‘‘mais vele perder um minuto na vida, que a vida em um minuto’’.

POR: Soquessadas, condutor