Top dos Mais Queridos deste ano inclui artistas das 18 províncias

Top dos Mais Queridos deste ano inclui artistas das 18 províncias

Nesta edição, em que se pretende realizar um evento mais inclusivo, os artistas, desde os novos talentos aos mais conceituados em todo país, poderão inscrever os seus trabalhos musicais a partir das estações de rádios provinciais

O Top dos Mais Queridos “edição 2021” vai, no ano em curso, apresentar 18 concorrentes das respectivas províncias do país, desde os novos talentos aos conceituados, que serão escolhidos pelo público local, a fim de serem representados na gala a ser realizada em Outubro, na capital do país, promovida pela Radiodifusão Nacional de Angola-EP (RNA-EP).

O objectivo é fazer com que o evento seja mais nacional e abrangente, dando assim a oportunidade de os artistas mostrarem os seus trabalhos. Mas, no final, apenas um será escolhido pelo público local, através de um processo de votação para a gala final.

O coordenador do evento, Sebastião Lino, avançou que os artistas poderão inscrever os seus trabalhos musicais a partir das estações de rádios provinciais, uma vez que não têm acesso à capital, ao estúdio central da RNA-EP.

“Será um top mais nacional, com a possibilidade de mais artistas poderem participar. Estaremos seguramente a responder os anseios de muitos artistas, de muitos talentos espalhados pelo país. Como deve calcular, existem milhares deles a partir do Cunene, Cuando Cubango, Moxico e outras localidades que no formato anterior não conseguiam participar. Mas, este formato, claramente, envolve os artistas de Cabinda ao Cunene”, sublinhou.

O também administrador de Marketing e Intercâmbio da RNA-EP aclarou que, com esta nova configuração do evento, todos os cidadãos poderão votar porque, facilmente, vão identificar- se com a música da sua região. Avançou que serão criadas condições para que todos os interessados se inscrevam, a fim de serem apurados.

Entre os inscritos serão escolhidos os “10 Mais” em cada província, onde será eleito um finalista que vai disputar em pé de igualdade com os demais concorrentes. Uma inovação se comparada com as edições anteriores, já que agora serão “18 Mais”.

“Ao invés de se ter votos segmentados de um determinado artista, que é patrocinado pelas próprias marcas que ficam apenas por Luanda, que têm uma máquina publicitária enorme, vamos também dar oportunidades aos outros que pretendem mostrar os seus trabalhos”, augurou.

Avaliação das composições

O responsável avançou que o regulamento do evento requer vários requisitos, entre eles o processo de avaliação das composições. “A comissão provincial não vai admitir qualquer tipo de conteúdo. As letras das músicas devem ser analisadas. Não vamos ter letras e conteúdos que atentem à moral pública, os bons costumes. Há limites éticos e morais. Queremos mensagens positivas”, explicou.

Homenagem

Depois de na edição passada ter sido homenageada a RNA, pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música angolana, este ano a comissão organizadora do evento vai prestar tributo à Praça, tema para presente edição. Sebastião Lino referiu que a escolha da temática, relacionada com os mercados deve-se ao facto de ser um espaço transversal, que faz parte do dia-a-dia dos cidadãos.

Disse que do ponto de vista artístico é também um espaço que “serve de inspiração para os artistas. São várias as disciplinas artísticas que se inspiram neste espaço. Não falo apenas da música, mas também da dança, artes plásticas e de tantas outras manifestações artísticas. Também, por mais voltas que dermos às várias superfícies comerciais, de alguma forma cruzamo-nos sempre com este espaço vital para nós”.

Historial do Top dos Mais Queridos

O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da Radiodifusão Nacional de Angola-EP (RNA-EP) que visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas, mais ouvidas nos seus canais envolvendo os ouvintes pela votação no processo de seleção das canções em concurso.

Com três edições ganhas desde o longínquo ano de 1982, o músico Pedrito continua a ser o recordista do Top dos Mais Queridos, uma realização da Rádio Nacional de Angola (RNA), que reúne anualmente os melhores da música angolana.

Pedrito venceu a primeira edição realizada em 1982, repetindo os feitos em 1984 e 1986.

Na segunda posição aparecem Jacinto Tchipa, vencedor em 1988 e 1989, e Matias Damásio, que conquistou o top em 2007 e 2013.