Centro de Vacinação com capacidade para seis mil pessoas dia

Centro de Vacinação com capacidade para seis mil pessoas dia

O Centro de Vacinação montado pelo Ministério da Saúde no Complexo Turístico Paz Flor, em Luanda, tem capacidade para vacinar seis mil pessoas por dia, revelou ontem, em Luanda, Sílvia Lutukuta

A ministra da Saúde garantiu, à imprensa à margem do segundo dia de vacinação contra a Covid-19, que as equipas criadas estão em condições de atender, sem constrangimentos, o público, no caso particular os profissionais da saúde ao longo da semana.

Segundo a governante, estavam listados, até ontem, 15 mil profissionais de saúde para receberem a primeira dose da vacina, sendo que a segunda deverá ser aplicada dentro de 8 semanas.

Amanhã o dia será reservado também ao atendimento de pessoas maiores de 60 anos e com comorbilidades, entre os quais os doentes listados nos centros de hemodiálise.

Sílvia Lutukuta disse ainda que existem equipas de vacinação avançada na Zona Económica Especial, no KM27, e nos Centros de Hemodiálise para ajudar a descentralizar o processo de vacinação.

Por outro lado, reafirmou a necessidade de se manter o controlo, rigor, supervisão para melhor tratar da vacinação das pessoas.

A ministra realçou a segurança da vacina, apelando, por esta razão aos angolanos a se dirigirem aos locais a serem, previamente, indicados para serem imunizados, segundo a Angop.

Conforme noticiou OPAÍS na edição de ontem, no Sábado foram imunizados de mais de 900 profissionais da saúde no Pavilhão Multiusos do Kilamba.

Depois de Luanda, de acordo com as autoridades sanitárias, vão beneficiar da vacina os profissionais das províncias de Benguela e de Cabinda, por serem as três províncias do país com o maior número de casos activos de Covid-19. O processo de vacinação gizado pelo Executivo abrange, numa primeira fase, 20 por cento da população angolana, totalizando 6.419.534 de pessoas com exposição contínua, como os profissionais de saúde, de serviços sociais e da ordem e segurança pública, pessoas com comorbilidades de risco e de idade igual ou superior a 40 anos.

Angola recebeu, na Terça-feira, 624 mil doses de vacina contra a Covid-19, no quadro da Iniciativa Covax. No total, estão previstos serem vacinados 52 por cento da população, um total de 16.823.284 de cidadãos maiores de 16 anos.

O país prevê receber, até ao final de Junho, 6.4 milhões de doses da AstraZeneca ou outras disponíveis para cobrir as necessidades da primeira etapa do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

A vacina Astrazneka, de fabrico indiano, é uma das três mais utilizadas no Mundo, para prevenir casos de infecção, tendo uma eficácia científica de quase 90 por cento.