Educadores de infância começam a ser vacinados amanhã no Mutu-ya-Kevela

Educadores de infância começam a ser vacinados amanhã no Mutu-ya-Kevela

Amanhã, começam a ser vacinados contra a Covid-19 os educadores de infância, na Escola Mutu-ya-Kevela. A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, alertou a classe dos profissionais de primeira infância no sentido de não se dirigirem ao posto de vacinação sem o pré-registo

A vacinação dos educadores de infância terá lugar nesta Segunda- feira, 15 de Março, com início às 8horas, na escola Mutu-ya-Kevela, província de Luanda. Os educadores devem levar consigo uma folha, na qual consta o código de barra. Se assim não o fizerem, não serão registados no local.

De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, a campanha está a decorrer sem sobressaltos, apesar da pressão que se tem registado no período da amanhã. Ainda assim, considera que a adesão tem sido em cima da média com resultados satisfatórios.

Porém, a presença de cidadãos que não têm perfil para serem vacinados nesta primeira fase, nos postos de vacinação, preocupa a ministra da Saúde.

Pelo facto apelou “ aos cidadãos que não tiverem idade igual ou superior a 65 anos, com comorbilidades, não se dirigem aos postos de vacinação, tendo em conta que haverá oportunidade de serem vacinados em breve, nós continuamos neste processo e vai levar algum tempo”, frisou Sílvia Lutukuta.

Ontem foram vacinadas três mil e 332 pessoas, perfazendo um acumulativo de 37 mil e 593 utentes.

A ministra da Saúde explicou ainda que, relativamente à campanha de vacinação nas provinciais de Benguela e Cabinda, as equipas técnicas já iniciaram os trabalhos de avaliação para o lançamento da campanha na próxima semana.

Entranto, hoje, Domingo, dia 14 de Março, os postos de vacinação de alto rendimento contra a Covid-19 estarão encerrados, em função da pausa em que os vacinadores vão cumprir nos seus serviços, num período de 24 horas e reabrirão na Segunda-feira, dia 15 de Março, das 8 às 17 horas.

Sílvia Lutukuta lembrou que estão em funcionamento os postos de vacinação do Paz Flor, Instituto Superior de Ciências policiais Serra Van-Dunem, Cidade Alta, Zona Económica Especial, Km 27.

País regista uma morte de Covid- 19 nas últimas 24 horas

O país registou, nas últimas 24 horas, 58 novos casos da Covid- 19, sendo 47 em Luanda, seis no Cunene, três na Huíla, um no Bengo e igual número na província de Cabinda. As idades dos afectados variam de dois a 88 anos, entre os quais 27 do sexo masculino e 31 feminino, segundo dados do boletim epidemiológico da direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) divulgados ontem, 13 de Março.

No mesmo período, foi registado um óbito na província da Huíla, de um cidadão de nacionalidade angolana, de 73 anos. Entretanto, 13 pessoas recuperaram nas últimas 24 horas, sendo que na província de Luanda foram oito e, na Huíla, três. As idades variam de 12 a 56 anos. Os laboratórios processaram mil e 132 amostras por RT-PCR.

Com este dados, o país regista um acumulativo de 407 mil e 753 amostras processadas até ontem, com uma taxa de positividade de 5.2%. Nos pontos de entrada e saída da província de Luanda, foram atendidos, à base de testes rápidos serológicos, mil e 128 utentes, com o complemento do antigénio nos casos reactivos.

Quanto ao quadro epidemiológico da pandemia da Covid-19 a nível do país, até ontem foram registados 21 mil e 323 casos positivos. Desta cifra, recuperaram 19 mil e 848 pessoas, sendo que 955 continuam activas, entre as quais cinco estão em estado críticos, nove graves, 36 moderados, 30 leves e 875 assintomáticos.

Até ontem, o país registou 520 óbitos, 83 doentes internados, 103 pessoas estão a ser acompanhadas em quarentena institucional e mil 496 contactos dos casos positivos estão em vigilância epidemiológica.