Curta-metragem de Xavier Bila concorre no Mobile Film Festival Africa

Curta-metragem de Xavier Bila concorre no Mobile Film Festival Africa

Com roteiro e realização de Xavier Bila, de nacionalidade moçambicana, Um sonho Quase Estranho está entre as 51 curtas-metragens seleccionadas para XVI edição do Mobile Film Festival Africa, num universo de 497 candidaturas, de 38 países africanos.

Para a presente edição do concurso foram submetidas 51 produções de Moçambique, da África do Sul, da Namíbia, do Quénia, do Senegal, de Camarões, da Argélia, da Nigéria, do Egipto, da Costa do Marfim, entre outros países.

O filme foi produzido por Ernesto Macuácua e rodado ano passado, numa lixeira do bairro Magoanine, na Cidade de Maputo.

A curta-metragem, com um minuto de duração retrata a história de três meninos de rua (Grace Muchanga, Valente Mussuei e André Muianga), que, deixados à sua sorte, alimentam sonhos por um futuro cheio de esperanças.

O ano passado, Xavier Bila teve uma formação em curta-metragens no Films and Film Making, em Pune, cidade do Estado de Maharashtra, na Índia.

Ao fim de três semanas, voltou a Moçambique e apercebeu-se do Mobile Film Festival Africa, realizado a partir de Paris, França. Estimulado pela possibilidade de poder levar a sua curta-metragem além-fronteiras, o realizador seleccionou um elenco de actores voluntários e, com recurso a um telemóvel Xaomi Red Mi Note 7, gravou Um Sonho Quase Estranho.

Um Sonho Quase Estranho teve de ser gravado em pouco tempo e com escassos recursos. Na verdade, foi por essa razão que o realizador optou em convidar actores voluntários: dois familiares e um vizinho.

Mobile Filme Festival

Concurso cinematográfico é um Festival Internacional de Curtas-metragens, cujos filmes são gravados com recurso a um telemóvel, e com duração de um minuto. O objectivo da iniciativa francesa, é estimular os talentos do mundo inteiro a tornarem-se directores do futuro.

De acordo com a organização, a escolha do celular permite eliminar todas as restrições económicas, para que todos possam participar em condições iguais. O uso de uma tecnologia única confere a todos os participantes, na visão da organização, um carácter democrático e igualitário em escala mundial.

A pretensão do evento também é encontrar os melhores jovens autores e directores.

Nos últimos quatro anos, lê-se na página do evento, o Mobile Film Festival teve cinco edições internacionais, quatro mil filmes recebidos de 132 países, 78 milhões de visualizações e cedeu 229 mil euros em prémios, cerca de 20 milhões de meticais.