MPLA desencoraja actos de intolerância política

MPLA desencoraja actos de intolerância política

O membro do Bureau Político do MPLA, Mário Pinto de Andrade, exortou ontem, no Huambo, os militantes do partido a evitarem provocações, com vista a desencorajar actos de intolerância política nas comunidades

O coordenador do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do Comité Central do MPLA à província do Huambo, que falava durante um acto político de massas, disse ser importante abster-se de provocações, para a consolidação da paz e da unidade e reconciliação nacional.

“Alguns militantes de partidos da oposição tudo fazem para causar desacatos nas aldeias, ombalas e outros lugares, mas a resposta do MPLA deve ser sempre de paz e respeito pelas diferenças”, disse o político, segundo a Angop.

De acordo com Mário Pinto de Andrade, nesta época de précampanha eleitoral, atendendo as eleições gerais de 2022, os militantes devem agir com serenidade e com base na Agenda Política do partido, com foco no fortalecimento do patriotismo e respeito pelas diferenças político-partidárias, provendo, deste modo, a tolerância e coesão nacional.

Disse que o diálogo franco e aberto, a honestidade e a verdade devem ser as únicas “armas” para a consolidação da paz e promoção do desenvolvimento do país.

Mário Pinto de Andrade referiu que o MPLA tem grandes responsabilidades, com destaque para a inclusão dos angolanos, o apoio aos mais vulneráveis, o incentivo à produção agrícola e o fortalecimento do empresariado nacional, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das famílias.

Noutra parte das suas declarações, o político informou que brevemente o país dará início ao processo de registo eleitoral, para o cadastramento do eleitorado de 2022. Mário Pinto de Andrade encabeçou uma delegação do Bureau Político que efectuou uma visita de trabalho de cinco dias a esta província, no âmbito das visitas de ajuda e controlo.

Com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados e uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, o MPLA controla nesta província cerca de 500 mil militantes, distribuídos em 11 comités municipais e em cinco mil e 453 comités de acção.